Mintel prevê o cruzamento entre beleza e tecnologia como principal tendência de beleza para 2014

O cruzamento entre beleza e tecnologia, com um limite tênue entre as duas áreas, está se tornando cada vez mais comum na indústria da beleza, com produtos que podem servir, ao mesmo tempo, para a pele, cabelo e também maquiagem. Combinando a tecnologia e comercialização de mais de uma categoria, os fabricantes estão criando novas combinações entre produtos, embalagem e marketing. Esse movimento, que a consultoria britânica Mintel chama de Mixologiste, será a tendência chave que vai impactar os consumidores globais de cosméticos em 2014, na visão dos analistas da consultoria.

"A Mixologiste está rapidamente se tornando a grande tendência, abrangendo todas as categorias de beleza e cuidados pessoais. Essa é uma tendência essencial, que vem sendo desenvolvida já há alguns anos, mas que em 2014 irá, de fato, crescer. Enquanto os fabricantes têm trabalhado com o princípio da multifuncionalidade nos últimos anos, agora, vemos eles se inspirarem em diferentes categorias para criar novos produtos e mensagens de marketing. O enorme sucesso dos BB creams levou os fabricantes a repensarem em como eles podem trabalhar com seus portfólios atuais, muitas vezes já saturados. Diferentes combinações continuarão a evoluir, resultando em novos produtos, embalagem, marketing e merchandising. Isso trará vibração ao mercado e impulsionará a inovação no próximo ano", afirma Jane Henderson, chefe global da divisão de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel.

Uma pesquisa exclusiva da Mintel destaca a popularidade da maquiagem multifuncional nos EUA, com até 70% das mulheres norte-americanas expressando interesse nesses produtos para os lábios, e 65% em itens faciais, como aqueles que combinam conjuntamente benefícios de base e corretivo. O fato de economizarem tempo e custo é destacado como um dos principais atributos desses produtos. A pesquisa mostra como as consumidoras norte-americanos veem a economia de tempo (68%) como um benefício maior do que a redução de custos (63%).
 
Na China, 46% das mulheres que usam maquiagem manifestam interesse em experimentar novos produtos multifuncionais (como 2 em 1, sombra de olho e blush), enquanto que 29% concorda que produtos multifuncionais (por exemplo BB cream) executam suas funções tão bem quanto produtos concebidos para um único propósito. Cerca de 37% dizem que gostam de produtos que trazem benefícios cosméticos ao mesmo tempo que cuidam de sua pele. Custo reduzido é considerado como um atributo positivo para 34% das consumidoras chinesas, que dizem que adquirir produtos multifuncionais é mais econômico do que comprar itens com posicionamento individual.

Mas enquanto a multifuncionalidade ganha o gosto do consumidor nos EUA e na China, ainda não é tão popular no Reino Unido, onde apenas 25% das mulheres dizem estar interessadas em produtos que têm benefícios cosméticos, ao mesmo tempo que propiciam cuidados a pele, como os BB cream, por exemplo.
 
"O fenômeno dos híbridos não ocorre somente na área cosmética. Os setores alimentícios e de bebida seguem a mesma tendências. Claro que vimos essa tendência há várias décadas com os xampus 2 em 1, por exemplo, mas esses novos produtos híbridos são mais ambiciosos. O seu sucesso tem inspirado os fabricantes a trazerem diferentes categorias em conjunto para criar algo inovador para os consumidores. Em vez de canibalizar as vendas, estes produtos estão agindo como itens ‘agregadores’ e não apenas como produtos de ‘substituição,’” continua Jane Henderson.
 
Olhando para 2014, os principais analistas de beleza e cuidados pessoais da Mintel examinam como a Mixologiste tem impactado as principais áreas de cuidados para o cabelo, pele, maquiagem e fragrância.
 
“A categoria de maquiagens está estendendo seu alcance para algumas áreas inesperadas. Produtos de cabelo, por exemplo, se misturam com maquiagens. E CC creams vão além da maquiagem e chegam ao mundo dos esmaltes, batons e até do cuidado com os cabelos. Ainda veremos mais desenvolvimentos nos anos que estão por vir à medida que a indústria aproveita do interesse dos consumidores em produtos com formatos e posicionamentos mais ousados e diferentes”, afirma Vivienne Rudd, diretora de Insights, Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel.
 
"Recém-lançados BB creams para o cabelo - que prometem proteger e reforçar a fibra capilar, são inspirados pelo crescimento dos BB creams para a pele. Perfumes de cabelo podem ser um produto independente ou uma extensão de uma coleção de fragrâncias para o banho e corpo. Além de deixar o cabelo com cheiro fresco, eles os protegem contra os danos dos raios Ultra Violetas (UV), evitam o desbotamento da cor, ajudando os consumidores a manterem eles hidratados e nutridos. Recentes inovações do setor de cuidados para o cabelo foram inspiradas por produtos de maquiagem, como a base de cabelo para tratamentos de finalização", conta Mohamed Omer, analista global da área de Cuidados para o Cabelo, da Mintel.
 
"Produtos para cuidados da pele cruzam com várias outras categorias de beleza. Nós já temos BB, CC e até mesmo DD creams. Por sinal, os EE creams deverão surgir em breve. As primeiras fragrâncias de tratamento já chegaram ao mercado. E os segmentos têxteis, alimentícios e de bebidas usam, cada vez mais, ativos de produtos de cuidados para a pele. No futuro, veremos cuidados direcionados à pele por meio de tecidos, perfumes e alimentos”, complementa Christopher Lindsley, analista global da área de cuidados da pele.

"Os consumidores estão cada vez mais à procura de valor agregado. E os produtos cosméticos não são exceção. No campo das fragrâncias, por exemplo, há espaço para inovação, estendendo a categoria para novos formatos e benefícios adicionais. Esperamos que fragrâncias de cabelo ofereçam mais do que um odor agradável, queremos que elas tenham ativos oxidantes, vitaminas e filtros UV. Outros formatos, como produtos perfumados para a pele e fragrância para roupas ainda estão em teste, mas têm potencial de crescimento. Um terço das mulheres francesas tem interesse por produtos para a pele que contenham a sua fragrância favorita e quatro em cada dez  italianas gostariam de fragrância para suas roupas, o que destaca o potencial para disseminar os benefícios entre os cuidados de tecido e categorias de fragrâncias," destaca Emmanuelle Moeglin, analista global de Fragrâncias, da Mintel.

Não é apenas os produtos multiuso que irão impactar o futuro, mas também categorias complementares. "Daqui para a frente, novas tecnologias oferecerão ainda mais produtos híbridos inovadores. As novidades virão não só da área cosmética, mas a partir de categorias complementares, tais como têxteis, dispositivos sensores de impressão 3D e 4D, alimentos, bebidas e automotivas . De particular interesse são os novos sistemas de entrega e embalagem, que virão com avanços significativos e irão impactar a maioria das categorias de cosméticos. Mas o foco mais nítido será nas áreas de cuidado para a pele, cabelo e fragrância.", conclui Vivienne Rudd.
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