A sofisticação da embalagem de Natura Una

Natura Una, mais nova estrela do portfólio de perfumaria feminina da Natura, é o primeiro passo do novo movimento de sofisticação da gama de fragrâncias da líder do mercado brasileiro de perfumaria

A economia brasileira mudou muito nos últimos anos, influenciando diretamente o modo de vida e, claro, de consumo dos brasileiros. Com mais dinheiro, informação e acesso a serviços que antigamente estavam restritos a uma pequena parcela da população – tais como viagens internacionais, TV a cabo e internet banda larga –, os brasileiros tiveram acesso ao mundo mágico da perfumaria internacional, com suas campanhas com os famosos e glamourosos atores hollywoodianos, frascos e embalagens exóticas e elegantes e fragrâncias finas.

Esse movimento gera impactos diretos no mercado de perfumaria brasileiro, sendo que os grandes e poderosos players nacionais desse mercado se mexem para oferecer aos seus consumidores – hoje, cada vez mais munidos de referências – produtos mais sofisticados e luxuosos. Flávia Motta, diretora de marketing da casa de fragrâncias Givaudan, explica um pouco melhor esse movimento no mercado de perfumaria: “Com a chegada de novas marcas ao País, o mercado fica muito mais competitivo. Já somos, pelo segundo ano consecutivo, o maior mercado de perfumaria do mundo. Temos volume de venda: isso é fato. Agora, só falta uma melhor cultura olfativa por parte do consumidor”, opina a executiva.
Líder absoluta desse segmento no Brasil, a Natura também está atenta a essa tendência de sofisticação de portfólio. Orientada por esse movimento, recentemente, ela apresentou às suas consumidoras e revendedoras a mais nova estrela da sua constelação de perfumes femininos: o Natura Una. Desenvolvido como parte da linha de maquiagens premium de mesmo nome, o produto é o primeiro passo da empresa no caminho da nova dinâmica de sofisticação de seu portfólio. O “alvo” da empreitada é bem evidente: conquistar as exigentes consumidoras da classe A e B.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico quando do lançamento da fragrância, Liliane Lima, gerente de Marketing da categoria de Maquiagem, evidenciou que a Natura, por meio de uma pesquisa, constatou a existência de algumas lacunas em seu portfólio em segmentos relevantes, como é o caso das fragrâncias sofisticadas. “Existe um movimento dentro da perfumaria de sofisticação da demanda”, destacou na ocasião.

Dança como expressão
A linha Natura Una está toda embasada no conceito de que a beleza é expressão de singularidade, sendo que esta é única em cada mulher. Falando para a revista Packing Cosmética, Liliane sublinha que Natura Una é um convite à vontade de despertar o desejo de a mulher gostar de si mesma e de expressar sua própria beleza com liberdade. “Ao lançar seu primeiro perfume, a linha Natura Una amplia o convite para as mulheres expressarem sua personalidade e se autoconhecerem. Como na maquiagem, acreditamos que o perfume é uma forma de se descobrir, de se expressar e de se conhecer”, pontua a executiva da Natura.

Para ajudar as mulheres brasileiras nessa gostosa tarefa de conhecer e valorizar seu próprio tipo de beleza, a Natura apostou em uma fragrância envolvente, fruto da parceria dos perfumistas Verônica Kato, da Natura, e Yves Cassar, da IFF. O resultado foi uma preciosa mescla de óleos essenciais da Natura, todos extraídos da biodiversidade brasileira, com uma plêiade de outros ingredientes selecionados. Esse trabalho trouxe à luz uma fragrância floral adocicada, com notas de saída de morango, amora selvagem, mandarina, pomelo, bergamota e laranja, decalcadas sobre um corpo de jasmim, rosa, lírio do vale, peônia e abricó e nuances de fundo de praliné, ganache, patchouli, cedro, sândalo e musk.

A embalagem de Natura Una também foi especialmente desenvolvida obedecendo à métrica da sofisticação, traduzindo uma perfeita sintonia com o conceito do produto e sua fragrância. Seu frasco, desenvolvido e produzido na França pela Vidraria Pochet, uma das vidrarias mais tradicionais do mundo, segue os mesmos traços das embalagens da linha de maquiagem de Natura Una.

Para comunicar todas essas novidades à consumidora Natura, a companhia investiu em uma campanha produzida pela agência Taterka em parceria com a ID, que destaca a dança como forma de expressão, despertando sensações e sentidos que reconectam a mulher à sua própria essência:  “Exploramos o perfume como uma forma de arte, assim como a música e a dança”, explica Liliane.

Seis meses após o lançamento oficial, a contabilidade das vendas da fragrância Natura Una não poderia ser melhor: mesmo com o preço bem acima dos demais perfumes do portfólio da empresa (R$149,00), Liliane revela que a comercialização ultrapassou todas as expectativas da empresa: “O perfume realmente atingiu as mulheres e despertou o desejo das consumidoras”, registra ela, sem declinar números.
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