Basf comemora 10 anos do seu Programa de Argan no Marrocos com lançamento de novo ativo

Basf comemora 10 anos do seu Programa de Argan no Marrocos com lançamento de novo ativo
A companhia química alemã Basf comemora os 10 anos de vida do seu Programa de Argan no Marrocos. Realizado em parceria com a Targanine - uma rede de seis cooperativas de processamento de óleo da região de Agadir, no sul do Marrocos, o programa foi originalmente projetado para estudar a árvore de argan, valorizar o óleo e seus subprodutos, e ao mesmo tempo, diversificar a receita das cooperativas e promover a preservação da floresta argan pela população local.

Como parte das comemorações a empresa está lançando um novo ingrediente anti-envelhecimento baseado no argan: o Argassential. Segundo a Basf, o ingrediente melhora a firmeza da pele e aumenta o volume dos lábios e bochechas, restaurando proporções faciais: Estudos clínicos demonstraram que, em uma concentração de dois por cento, o ativo promove um aumento de volume dos lábios de oito por cento. A mesma dose também melhorou significativamente a firmeza e elasticidade da pele (mais de 13 por cento) em comparação com um placebo. O Argassential é certificado pela Ecocert, Cosmos e IECIC.

O novo ativo se soma aos outros três que já compunham o portfólio de ingredientes baseados no Programa de Argan: o Lipofructyl Argan, um óleo orgânico e de comércio justo certificado; o Argatensyl, um extrato de proteína obtido do bagaço do argan e que tensiona a pele e o Arganyl, um ingrediente anti-envelhecimento obtido do extrato das folhas da argan que protege a pele dos fatores ambientais.

Entre 2005 e 2015, o número de cooperados envolvidos na produção de óleo de argan aumentou seis vezes. Hoje, 1.000 mulheres das áreas rurais estão trabalhando nas cooperativas, que estão investindo para alcançar a excelência operacional. Os procedimentos foram padronizados e uma aplicação de software especial está a ser utilizado para rastrear e melhorar o fluxo de produto de origem fruta para o cliente. O óleo e seus subprodutos são fornecidos a BASF em condições de comércio justo. Estes incluem o pagamento de um prêmio sobre o preço de venda, pagamento adiantado e contratos de longo prazo. 50 por cento do preço pago pelo bagaço e polpa é alocado em fundos sociais dentro das cooperativas. O dinheiro tem sido gasto em iniciativas como programas de alfabetização e iniciativas relacionadas com a saúde. "Nossos parceiros locais têm alcançado maiores níveis de autonomia e senso de responsabilidade social. Eles estão nos fornecendo  óleo de argan de alta qualidade. Isto permite-nos desenvolver ingredientes de primeira classe para nossos clientes", disse Charlotte d'Erceville Dumond, gerente de P&D da BASF.
}

Comentários ()

Blogs

Tags