Beiersdorf apresenta case sobre adoção da metodologia lean

Diretor da fábrica brasileira do grupo alemão Beiersdorf vai detalhar como a mudança na forma de lidar com estoques “revolucionou” os indicadores positivos da companhia no Brasil

Recentemente, a unidade industrial brasileira da Beiersdorf, grupo alemão detentor da marca NIVEA, adotou a metodologia lean, que preconiza que  o melhor estoque é o menor possível, apenas para manter linhas de produção funcionando ou para atender a demanda do mercado.

Pelo Sistema Lean, filosofia de produção originária do modelo Toyota, o estoque é considerado um desperdício. Além do custo financeiro, o acúmulo de materiais geram custos de armazenagem e de deslocamentos improdutivos dos operadores.

Embora tenha adotado o modelo recentemente, em julho de 2013, Juan Pablo Leymarie, diretor da fábrica, explica que foi justamente com a adoção desses conceitos que ocorreu um dos principais ganhos da empresa no Brasil até o momento: a redução de até 60% dos estoques internos.“Antes da implantação do lean, tínhamos material além do necessário, com o objetivo de não parar a linha de produção. Hoje, vemos que podemos trabalhar com menos estoque, de uma maneira mais eficiente. E, mesmo assim, as linhas de produção não param de produzir”, afirma Juan Pablo.

A empresa adotou o conceito de “supermercado” - um local onde um estoque é mantido para o fornecimento aos processos produtivos “fluxo abaixo” - para efetuar a movimentação e a distribuição de estoques dentro da fábrica. Nesse conceito, cada item do “supermercado” tem uma localização, de onde um movimentador de materiais retira as peças nas quantidades precisamente necessárias para a produção. Quando esse item é removido, usa-se um sinal chamado de “kanban” para avisar ao fornecedor que é necessário mais material. Dessa forma, não se acumulam materiais sem uso, e o estoque se mantém estritamente o necessário para manter a produção funcionando, sem desperdícios de espaço ou movimentações desnecessárias.

Com a utilização do kanbam, a logística interna da companhia também reformulou seus processos internos. “Agora, há uma comunicação mais alinhada e harmônica, pois a logística precisa apenas consultar o cartão para saber a necessidade da produção. A comunicação melhorou, e a movimentação diminuiu”, resumiu o executivo. Com isso, a empresa ganhou mais espaço livre, cerca de 50%de ‘posições pallets’ dentro do depósito.

O novo processo também trouxe uma diminuição do “lead time” de produção, um dos indicadores industriais mais importantes em qualquer companhia, conhecido também como “tempo de ciclo”. Trata-se do tempo necessário para um produto se movimentar por todas as etapas de um processo produtivo, do início ao fim. “Com apenas seis meses de lean, já havíamos batido a meta prevista para um ano de projeto, com uma redução de 55% no lead time. Esse resultado foi alcançado principalmente com a redução dos estoques”, explicou Juan Pablo.

Todas essas mudanças representaram um aumento de 4% em produtividade. E reforçou um processo de melhoria contínua até então inédito dentro da companhia. “Hoje todos os esforços de melhoria são garantidos pelo trabalho padronizado, outro conceito lean importante que permite que os processos definidos e melhorados sejam estáveis e permaneçam assim ao longo dos anos, sempre com a flexibilidade de serem atualizados quando uma melhoria é realizada ou encontrada”, ressaltou.

No caso da fábrica da Beiersdorf, as principais mudanças não foram apenas a adoção do trabalho padronizado, de kanbans e de kaizens. “Houve também uma mudança de comportamento. As pessoas passaram a enxergar seus processos de trabalho, visando reduzir os desperdícios, sem perder o foco na segurança e na qualidade de nossos produtos”, concluiu o diretor.

Juan Pablo e o gerente de operações da Beiersdorf, Éder Ribeiro, vão apresentar esse case lean no Lean Summit 2014, dias 2 e 3 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O case da Beiersdorf será apresentado na sessão “Produtividade com menores lead times”.


 
Serviço:
O quê: Lean Summit 2010.
Quando: 2 e 3 de setembro.
Onde: Expo Center Norte - Centro de Convenções (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP).
http://www.lean.org.br/leansummit2014/index13.html

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