Cientistas brasileiras são vencedoras de prêmio promovido por L’Oréal em parceria com UNESCO e ABC

As sete cientistas brasileiras — duas de Santa Catarina, duas de São Paulo, uma de Goiás, uma do Ceará e outra do Rio de Janeiro — vencedoras da 9ª edição do Prêmio Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências (ABC) foram anunciadas na primeira semana de agosto de 2014.
 
Com mais de 300 trabalhos inscritos, o primeiro prêmio de Ciências dedicado exclusivamente às cientistas mulheres em todo o mundo, visa reconhecer e promover as brasileiras na ciência, garantindo visibilidade ao trabalho das pesquisadoras. Para condições favoráveis à continuidade dos seus projetos, os trabalhos receberão bolsa-auxílio no valor equivalente, em reais, a US$ 20 mil para cada. A entrega ocorrerá em cerimônia realizada em outubro, no Rio de Janeiro.
 
O programa, que contempla estudos de diversas linhas de pesquisa, reconheceu pesquisas desenvolvidas pelas cientistas catarinenses Manuella Pinto Kaster e Patricia de Souza Bocardo, ambas alunas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que venceram com projetos na área de Ciências Biomédicas. São Paulo também tem duas vencedoras: Maria Carolina de Oliveira Rodrigues, aluna da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa na área de Ciências da Saúde, e Ludhmila Abrahão Hajjar, com estudo na área de Ciências Biomédicas e aluna do Instituto do Coração (Incor). Letícia Faria Domingues Palhares, aluna da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),  representa o estado neste importante prêmio com trabalho na área de Ciências Físicas. No Ceará, Ana Shirley Ferreira da Silva, aluna da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolve um estudo na área de Ciências Matemáticas. Por fim, a região Centro-Oeste também é representada pela cientista Carolina Horta Andrade, estudante da Universidade Federal de Goiás (GO), em um estudo na área de Ciências Químicas. Entre 2006 e 2013, 54 cientistas brasileiras tiveram seus trabalhos premiados.
}

Comentários ()

Blogs

Tags