Consumidoras brasileiras gastaram mais de R$ 100 bilhões na compra de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos em 2014

- Mercado brasileiro conseguiu manter um bom ritmo de crescimento em 2014 considerando as vendas em reais, que avançaram 11%
- Em dólares, o avanço foi de 1,9%, mesmo percentual dos Estados Unidos



2014 esteve longe de ser um bom ano para a economia brasileira. Ainda assim, as consumidoras ajudaram a manter o crescimento do mercado na casa dos dois dígitos. De acordo com dados da Euromonitor, o setor fechou o ano passado com vendas ao consumidor final (preço de varejo) de R$ 101,7 bilhões, crescimento de 11% em relação a 2013, quando as vendas ao consumidor totalizaram R$ 91,9 bilhões.

Já em dólar, moeda de base para o ranking da Euromonitor, o crescimento foi mais modesto. As vendas de US$ 43,454 bilhões representaram um incremento de 1,9% frente ao resultado de 2013. Com isso o país manteve a terceira posição no ranking. A indústria brasileira segue representando 9,4% do consumo mundial e ocupa uma fatia de mais de 53% do mercado latino-americano.

Maior mercado do mundo, os Estados Unidos viram suas vendas avançar o mesmo 1,9% em 2014, para US$ 76,276 bilhões. A China, que no ano passado assumiu a vice-liderança do mercado manteve um ritmo forte de crescimento, 8,1%, atingindo vendas ao consumidor de US$ 47,806 bilhões. Na quarta posição o Japão, que realizou uma forte desvalorização do Iene, viu as vendas em dólares despencarem 5,5%, para US$ 37,116 bilhões.


No Brasil, o segmento de perfumaria gerou vendas ao consumidor de R$ 17,1 bilhões, enquanto o mercado de desodorantes tem um faturamento de R$ 11,5 bilhões e o de proteção solar R$ 4,1 bilhões. Nos três casos o Brasil é o maior mercado consumidor do mundo em valor.

Entre as principais categorias em que o Brasil figura como 2º maior consumidor mundial estão produtos masculinos, infantis e para cabelos. Nos últimos cinco anos, o segmento de produtos infantis obteve um crescimento médio composto de aproximadamente 14%, alçando faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2014. A categoria de produtos masculinos viu as vendas dobraram de tamanho nos últimos cinco anos e registraram em 2014 vendas de R$ 11,1 bilhões.No mercado de cabelos, o Brasil gerou R$ 21,2 bilhões em vendas, um crescimento de 11% frente a 2013, em reais.
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