Contaí Summit chega a sua 2ª edição com a presença da Avon para incentivar o empreendedorismo LGBTQIAP+

Contaí Summit chega a sua 2ª edição com a presença da Avon para incentivar o empreendedorismo LGBTQIAP+

Marca promoveu debate sobre oportunidades no mercado da beleza; Vitor diCastro, Tássio Santos, Bruniely Lemos e Eva Pires foram convidades da Avon e compartilharam suas experiências em empreendedorismo

O Contaí Summit chegou à sua segunda edição nesta segunda-feira (11), reunindo lideranças e empresários para fomentar oportunidades e conexões estratégicas para profissionais LGBTQIAP+. A Avon marcou presença não só como patrocinadora, mas também em painéis relevantes do evento.

“Como uma empresa que há 136 anos estimula o empoderamento por meio do empreendedorismo, reconhecemos a força do modelo de venda por relacionamento para transformar vidas, especialmente em uma sociedade tão desigual. É por isso que queremos expandir ainda mais essa potência, investindo em iniciativas de diversidade e inclusão para que grupos subrepresentados na sociedade possam ter acesso à independência financeira e realizar seus objetivos e sonhos durante o ano inteiro”, afirma Diego Santelices, gerente de mídia e conteúdo da Avon.

Em debate no painel “Quando a beleza vira oportunidade”, a marca convidou o ator e influenciador digital Vítor diCastro, Tássio Santos (jornalista de beleza, creator e dono da plataforma Herdeira da Beleza), Eva Pires (Representante de Beleza Avon) e Raquel Virgínia, cantora, mulher trans e CEO da Nhaí, para relatarem suas experiências de empreendedorismo e abordaram as possibilidades profissionais existentes no mercado da beleza para o público LGBTQIAP+.

Vítor iniciou a conversa contando a sua história com a Avon, que sempre foi uma referência em sua vida, pois seu pai trabalhava na empresa e sua mãe usava frequentemente os produtos. “Quando virei ator, aprendi a me maquiar e todos os produtos que eu usava eram da Avon. Quando falamos da nossa comunidade, sabemos como a maquiagem faz diferença. No meu caso, ela fez parte do meu processo de libertação”. Ele destacou, também, a importância de pessoas LGBTQIAP+ ocuparem espaços no mercado de trabalho para que portas possam se abrir para o restante da comunidade.

Já Tássio destacou a importância da maquiagem para reivindicar sua própria existência e como é relevante que empresas como a Avon estejam revisitando seus portfólios de produtos para incluir mais tons de pele. “Minha geração não tinha internet como hoje, então a TV dominava a comunicação de massa. Cresci com referências não tão positivas de homens negros maquiados. As pessoas usavam a minha aparência, o meu jeito de ser, para me ofender, então não me via trabalhando no mercado de beleza, principalmente na frente das câmeras e passando maquiagem.  Hoje, vejo o Herdeira da Beleza como uma grande contribuição social”.

Para Eva, que se identifica como travesti, a maquiagem da Avon teve um papel fundamental em sua trajetória de transição de gênero. Durante a pandemia, ela decidiu que se tornar uma Representante da Beleza Avon, pois havia ficado sem trabalho. “Eu sou professora de dança e, com a pandemia, precisei ficar em casa. Ser Representante me deu a oportunidade de me sustentar durante esse período. Comecei revendendo para amigas e conhecidas e depois fui expandindo para a internet. Primeiro no Instagram, publicando vídeos curtos sobre produtos, e depois em outras plataformas de vendas”. Ela também mencionou como voltar a usar maquiagem pela primeira vez depois de adulta também fez com que se enxergasse verdadeiramente. “Era quem eu procurava a vida toda. Claro que a maquiagem não é quem eu sou, mas ela mostrou o caminho para eu chegar até onde eu queria”.

Enquanto isso, Raquel evidenciou a importância do pensamento estratégico para a construção de empreendimentos de sucesso, dentro da perspectiva de uma pessoa LGBTQIAP+. “Eu sempre me planejo para momentos em que vou lidar com transfobia, racismo. Isso não quer dizer que lido bem com isso, apenas que sou realista. Dentro dessa realidade, preciso entender que vou entrar em salas de negócios e serei subestimada, então construo estratégias para minhas reações. A primeira pode ser educar, se esses executivos ou essa marca forem importantes para mim do ponto de vista do negócio”. Sua empresa nasceu, justamente, diante da constante necessidade de educar as pessoas. “Podemos transformar isso em uma oportunidade de negócio. Esse evento nasceu com esse objetivo: pensar estrategicamente”.

Presidente da Associação Transbordamos e Representante da Beleza Avon, Bruniely Lemos esteve presente no painel “O desafio da pesquisa nº 2: Metodologia da pesquisa + A beleza como oportunidade”, que veio logo em seguida, para discutir sobre os dados de estudo inédito sobre o cenário do empreendedorismo LGBTQIA+ no Brasil, resultado da parceria entre Nhaí, AlmapBBDO e a plataforma de pesquisas On the Go. Bruniely, que também é mulher trans, evidenciou a importância de começar a empreender por meio da Avon para ampliar seus horizontes profissionais. “Quando a gente vê pessoas LGBTQIAP+ se encontrando para fazer e falar de negócios? Para falar de um mercado de trabalho que nos exclui. Um evento como esse é muito importante porque mostra que não estamos sozinhos”.

 

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