Croda faz sua primeira aquisição no Brasil

Croda faz sua primeira aquisição no Brasil
Indústria química britânica adquiriu a brasileira Inventiva, especializada em ativos nanotecnológicos


A Croda, uma das maiores fornecedoras globais de ativos e ingredientes para a indústria cosmética, realizou a sua primeira aquisição no Brasil. A empresa britânica adquiriu 100% de participação na Inventiva, empresa baseada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e controlada pelas sócias Renata Raffin e Cândice Felippe.

A Inventiva é especializada no desenvolvimento de ativos nanotecnológicos e foi criada em 2008, dentro da incubadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

De acordo com o diretor-geral da Croda na América Latina, Marco Carmini, a motivação da companhia para comprar a empresa gaúcha foi o interesse em complementar seu portfólio de produtos e tecnologias com uma plataforma de sistemas de encapsulamento e de dispensação de ativos. A nova operação formará a base de uma plataforma de pesquisa e tecnologia em encapsulação e sistemas de entrega direcionada dos produtos da empresa, proporcionando uma nova dimensão ao programa de inovação da companhia em Personal Care. “As habilidades da Inventiva e a experiência de sua equipe são adições excelentes para a Croda,” comentou Carmini. “Eles nos possibilitarão, em curto prazo, expandir nossa oferta de produtos em Personal Care e nos permitirão desenvolver, no futuro, novos e interessantes ingredientes para atender às demandas dos consumidores neste e em outros segmentos de Mercado”, emenda o diretor da Croda.

A Croda ainda analisa se a marca Inventiva será mantida, a exemplo do que aconteceu com a Sederma - uma das principais linhas de ativos da empresa. O que já se sabe é que as sócias e toda a equipe da Inventiva passam a fazer parte do time de colaboradores da empresa britânica, cuja sede no Brasil está localizada em Campinas, interior de São Paulo. “Todos na Inventiva estão muito felizes em fazer parte da Croda através desta aquisição. Ela permitirá que nossa tecnologia e portfólio de produtos possam alcançar muitos outros parceiros potenciais e os novos investimentos significam que a equipe poderá focar-se no desenvolvimento de novos produtos e em novas áreas de aplicação,” disse Renata Raffin. “A oportunidade de expandir o uso de nossas tecnologias de delivery system globalmente é muito promissora, e estamos muito animados com a possibilidade de melhorar muito as vendas e o posicionamento de marketing dos nossos produtos através da expertise da Croda e de sua rede de contatos global,” incluiu Cândice Felippi.

Distribuição

Desde 2015, o portfólio da Inventiva era distribuído pela Sarfam. Nenhuma das empresas quis se manifestar sobre como ficará o acordo de distribuição daqui para frente. No seu relatório anual de 2015, a área de Personal Care da Croda explicitou que em 2016 tem planos para expandir o atendimento direto a um número maior de clientes na América Latina, na Ásia e no Oriente Médio.

Sobre a recente onda de aquisições no mercado de ativos e ingredientes, Carmini diz que todos os grandes atores do mercado de ingredientes buscam crescer organicamente, mantendo também uma estratégia clara de aquisições para crescer inorganicamente. "O Brasil tem opções atrativas que sempre devem ser consideradas", acredita.

A divisão de personal care da Croda fechou 2015 com vendas de 377 milhões de libras, cerca de 440 milhões de euros, pelo câmbio atual (com o impacto do Brexit).
}

Comentários ()

Blogs

Tags