Em fase de internacionalização fabricante de cosméticos profissionais ECosmetics, da Bahia, aposta nos Emirados Árabes

Em fase de internacionalização fabricante de cosméticos profissionais ECosmetics, da Bahia, aposta nos Emirados Árabes
Fundada há 15 anos, na cidade de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, a fabricante de produtos cosméticos profissionais, ECosmetics International Salon, está em fase de internacionalização e decidiu começar sua expansão pelos Emirados Árabes Unidos. A empresa prepara a abertura de um centro de distribuição de seus cosméticos no país com previsão de inauguração para este ano.

“Temos 15 anos no mercado nacional e estamos preparados para explorar o mercado externo. A empresa está pronta para exportar. Queremos dar uma visibilidade maior à marca”, explica Edson José Borgo (na foto abaixo), proprietário da ECosmetics. A marca com um portfólio de 300 itens, todos voltados para o uso em salões de beleza. Os principais itens produzidos pela ECosmetics são para coloração e transformação dos fios, de lisos para cacheados ou de cacheados para lisos.

A história da internacionalização da ECosmetics difere um tanto da que ocorre com a maioria das empresas brasileiras, que costumam buscar os mercados latino-americanos para iniciar suas vendas externas. Ainda sem negócios no exterior, a indústria resolveu começar diretamente pelo mundo árabe. Ao buscar espaço para se inserir no mercado externo, a empresa passou a procurar regiões em que houvesse poucas companhias de cosméticos capilares. 

Para adentrar nesse novo mercado, a ECosmetics está reestruturando o seu modo de produção. “Fizemos uma adequação da indústria para atender às normas internacionais. Isso incluiu a adequação da rotulagem, que agora está em inglês, espanhol e árabe”, explica o empresário. No mês passado, a empresa fez sua primeira participação na feira Beautyworld Middle East, o maior evento do setor de beleza do Oriente Médio, que acontece anualmente nos Emirados. “Tivemos 98 contatos de prospecção. Na Hair Brasil (feira profissional realizada em São Paulo), nunca passa de 20. Foi acima das expectativas”, avalia Borgo.

Foi durante a Beautyworld que o empresário fez contato com representantes do governo de Dubai e recebeu uma proposta para abrir um centro de distribuição na cidade. “Estamos tratando dos trâmites para abrir a distribuidora. Eles estão nos dando uma bonificação para ficarmos alguns meses sem pagar aluguel, para podemos ir para lá gerar empregos e renda”, destaca o presidente da ECosmetics. Entre os bons contatos que a feira rendeu, Borgo diz que está avançando em negociações com compradores dos Emirados, Egito, Omã e Irã. “Estamos negociando com distribuidores”, conta. Segundo o empresário, a intenção é dedicar até 30% da produção da empresa ao mercado externo.

Atualmente, a ECosmetics produz seis toneladas de produtos por dia, mas sua capacidade de produção é de 24 toneladas diárias. A expectativa para este ano é ampliar o faturamento em cerca de 25%. Atualmente, a empresa emprega 80 funcionários e também mantém uma escola dedicada à educação e formação de profissionais de beleza, a Hair School Business, que já formou mais de 10 mil alunos desde 2009.
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