Entrevista: Juliana Barros, gerente de maquiagem da Avon Brasil

Líder no mercado brasileiro de maquiagem, a Avon renova totalmente a roupagem da sua principal linha: Avon Color. A gerente  da categoria na empresa, Juliana Barros (foto) fala das novidades nas embalagens da linha       
 

Dizem que chegar no topo é fácil, o difícil é se manter lá. Exageros à parte – porque chegar no topo é sempre uma tarefa árdua, e para poucos, a manutenção de uma empresa na posição mais alta requer atenção total para se manter atualizado com os desejos de quem garante a liderança de uma marca ou empresa. No caso do mercado de maquiagem, é um dos mais dinâmicos de todo o setor de beleza no mundo. Por aqui, as consumidoras de todos os níveis e perfis vêm sendo brindadas com uma profusão de novidades: novas marcas internacionais desembarcam em uma velocidade nunca vista, pequenas empresas locais investem em linhas de apelo popular e baixo preço, e as companhias que estão no topo do mercado correm para não perder o espaço conquistado.

A gigante da venda direta Avon, está atenta a todos esses movimentos. Dona da primeira e da segunda linha mais vendida do mercado: Avon Color e Color Trends, respectivamente, a companhia está dando atenção mais do que especial para a categoria de maquiagem. Depois de reformular a linha jovem Color Trends no ano passado, a empresa repaginou totalmente a sua principal franquia da categoria. A aposta no sucesso é alta. Avon Color, que terá a atriz Camila Pitanga como estrela, é o maior lançamento da Avon no ano, concentrando os maiores investimentos em mídia e comunicação da empresa em 2013. Juliana Barros, gerente de categoria de maquiagem na Avon, conversou com Packing Cosmética sobre a importância das embalagens para este lançamento.


A nova linha de maquiagem Avon tem como uma das suas principais premissas facilitar o uso, a aplicação da maquiagem pelas consumidoras. Como o design das embalagens se aplica a essa premissa e como as embalagens contribuem para facilitar o processo de uso da maquiagem pelas clientes?
As embalagens são super importantes para atingirmos o objetivo de facilitar a aplicação dos produtos. O formato quadrado dos batons e brilho labial foi pensado com o objetivo de dar mais modernidade a linha que também traz inovações nos produtos de face e olhos. O batom, por exemplo, com o visor transparente na tampa e a etiqueta no fundo com a mesma cor da bala facilita a busca da consumidora pela cor que ela quer usar no momento. Ou seja, ela não precisa mais abrir abrir um por um. Já o quarteto de sombras vem com números indicando qual região do olho a cor deve ser aplicada para conseguir um olhar poderoso.
 
O design da linha foi concebido no Brasil ou em NY? Todas as embalagens são novas, ou algo foi aproveitado da antiga Avon Color? Quanto tempo foi demandado para chegar nas embalagens perfeitas?
O design das embalagens da nova linha de maquiagem Avon foi concebido em Nova Iorque, onde temos o nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos. Algumas embalagens são 100% novas, tais como batom, brilho labial, BB Cream e o duo de sombras. Outras, apesar de manterem a embalagem externa, foram totalmente repensadas internamente como foi o caso do quarteto de sombras, que ganhou números que indicam o passo a passo. O desenvolvimento da linha durou aproximadamente um ano e meio, desde a concepção ao lançamento.
 
Você pode falar um pouco mais sobre o lápis Fine Point? De onde surgiu a ideia da tampa com apontador acoplado e como funciona esse mecanismo?
A idéia surgiu da necessidade do consumidor que claramente demonstrou em pesquisas que a ponta fina do lápis delineador é mais fácil e precisa para fazer o traço nos olhos.  O produto alia a precisão do traço à praticidade. A consumidora usa o produto e, ao fechar com a tampa e girar, automaticamente já tem seu lápis com a ponta fina novamente.
 
No caso da linha Color Precise (na foto abaixo), de onde veio a ideia do formato retangular? Vocês têm algum dado para compartilhar, sobre como esse novo formato facilita a aplicação?

O traçado correto que o batom faz na boca é difícil de conseguir. Muitas vezes, ele sai do lábio e borra. O insight para o desenvolvimento deste batom veio exatamente deste problema. Algumas mulheres têm um pouco mais de dificuldade para passar o batom sem borrar, a bala no formato exclusivo de diamante ajuda a consumidora a passar o batom com mais facilidade nas extremidades do lábio, deixando uma cobertura mais perfeita.
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