Evento de discussões sobre soluções sustentáveis na indústria cosmética acontece em São Paulo

Evento de discussões sobre soluções sustentáveis na indústria cosmética acontece em São Paulo
Dos dias 25 a 27 de junho, São Paulo recebeu a edição latino-americana da Cúpula de Cosméticos Sustentáveis. A realização do evento foi por parte da Ecovia Intelligence, empresa britânica de pesquisa e consultoria com foco em opções sustentáveis e adequadas eticamente com o planeta para indústrias.

Em sua quinta edição, o evento abordou diversos temas e opções responsáveis ecologicamente para os mais variados setores e necessidades da indústria cosmética. Discussões a respeito do lixo gerado por embalagens e seu impacto ambiental, principalmente nos oceanos. Tom Szaky, fundador da TerraCycle, empresa especializada em reciclagem e coleta de resíduos de difícil reciclabilidade, trouxe dados apontando que, mesmo com todos os esforços, apenas 10% do resíduo plástico nos mares podem ser reutilizados. 

Outro palestrante durante o evento foi fundadora da Biomimmicry Brasil, Giane Cauzzi Brocco, falou sobre como a indústria pode olhar para elementos dentro da natureza e, através de estudos tecnológicos, desenvolver opções ecologicamente viáveis e exemplificou o conceito com a teia de aranha, que é cinco vezes mais forte do que o aço, com o dobro da elasticidade do nylon e à prova d'água. Dentro da mesma linha, Adriana Cerqueira Leite e Frances Sansão, da All Beauty Co e Pura Bioglitter respectivamente, apresentaram a alternativa biodegradável para um produto de grande uso no Brasil, o glitter, minimizando seus efeitos nocivos ao meio ambiente. 

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura, Daniel Gonzaga, apresentou a linha Ekos Patauá para exemplificar como grandes marcas cosméticas podem inovar seus portfólios com produtos de qualidade e com maior consciência ambiental. O diretor acredita que as possibilidades são enormes, visto que apenas 5% das plantas amazônicas foram mapeadas até o momento e muito pode ser transformado em valor pelas marcas. Temas como o crescimento da categoria de produtos veganos, uma tendência que está muito forte no Brasil e tende a crescer no mercado latino-americano, a emergência dos millenials, um consumidor difícil e com interesse em consciência ambiental, e outras novas tendências de engajamento e técnicas de produção foram abordados durante o evento.

Haverão encontros como esse ainda esse ano, em Paris, do dia 5 ao 7 de novembro pela edição europeia, e em Hong Kong, entre 12 e 13 de novembro pela Ásia. 
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