Firmenich propõe “Novas dimensões em sustentabilidade”

Empresa realizou evento em São Paulo, no último dia 27 de março, para anunciar sua adesão à União para o BioComércio Ético, reforçando a sua posição na promoção da conservação da biodiversidade, globalmente e no Brasil.

A casa de fragrâncias suíça Firmenich tem sido líder em desenvolver ideias de sustentabilidade por muitos anos. Sua estratégia de negócios sustentável está focada na melhoria da saúde e do bem-estar, na redução do impacto ambiental e na melhoria dos meios de subsistência. A abordagem pragmática da companhia, voltada para a solução de sustentabilidade, tem feito da empresa Suíça uma líder em ações em sustentabilidade na opinião de seus clientes.

Uma dessas ações foi realizada no último dia 27 de março, em São Paulo, quando a empresa reuniu seus clientes de Perfumaria e Aromas para refletir sobre o tema: " Estilo de Vida Sustentável no Brasil: Oportunidades para Todos”. Patrick Firmenich (foto), CEO da empresa, abriu o evento dizendo: "Para mim, sustentabilidade é uma jornada que as 6.500 pessoas da Firmenich ao redor do globo embarcam todos os dias. É uma viagem, onde é preciso inspiração, onde estamos em constante evolução e onde precisamos envolver todos, inclusive nossos parceiros, nossos fornecedores e, em especial, vocês, nossos clientes."

A Firmenich vem trabalhando ativamente no fornecimento sustentável na Amazônia por muitos anos e firmou parceria com organizações locais e globais sem fins lucrativos, incluindo o WWF , na obtenção sustentável de óleo de copaíba e  fava tonka . O Óleo de copaíba, um óleo com odor de madeira que a Firmenich utiliza na formulação de fragrâncias no mundo todo, é extraído do interior do tronco de uma árvore selvagem nativa da Amazônia. Para André Tabanez, responsável pelo programa da Firmenich na Amazônia, com base nas suas metas de sustentabilidade, a Firmenich percebeu que tem o poder de mudar as coisas e garantir que a maior parte do benefício fique com os produtores do óleo. "Agindo assim, nós também podemos ajudar a proteger a maior floresta tropical do mundo. Nosso Projeto Copaíba garante que o óleo que compramos venha diretamente dos produtores locais na floresta." Nesse aspecto, a emrpesa comemorou também sua nova parceria com a UEBT para seus projetos na Amazônia brasileira.

O evento contou com um debate moderado Dr. Marcelo de Andrade, co-fundador e sócio da Earth Capital Partners; Maria Cecília Wey de Brito, CEO do WWF Brasil, que colabora com a Firmenich em seu programa de abastecimento na Amazônia; Andrea Fasanello, Presidente da ModaFusion que trabalha em projetos sociais aumentando a criatividade das mulheres nas favelas, capacitando-as e dando-lhes exposição, e Pablo Barros, CEO da Eight Sustainability e consultor sênior do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que se juntou à Firmenich, mundialmente, no início de 2014.

Além da discussão, os participantes do evento foram convidados a visitar uma para explorar mais a fundo duas propostas trazidas pela Firmenich para o evento:  apoio aos consumidores da base da pirâmide e o luxo sustentável.

Desde 2012 a Firmenich tem trabalhado com a Fundação Naandi para treinar jovens profissionais de comunidades de baixa renda, para trabalhar em pesquisa de mercado na Índia. Este projeto permite que a Firmenich se conecte com a base da pirâmide dos consumidores e dê a eles oportunidades de emprego. Trabalhando com parceiros sociais brasileiros, a Firmenich está replicando o mesmo modelo nas favelas em São Paulo.

Já o conceito de "luxo sustentável" celebra a excelência, originalidade, qualidade e artesanato. Esta tendência pode levar ao desenvolvimento de parcerias de longo prazo com fornecedores e aumento de valor compartilhado em toda a cadeia de abastecimento. A empreda acredita que a sustentabilidade aplicada ao universo do luxo pode agregar valor no produto, enquanto restaura a alma e identidade de marcas do setor.

"Algumas das mentes mais criativas no campo da sustentabilidade estão baseadas aqui no Brasil, e alguns dos empresários mais bem sucedidos na área de sustentabilidade também estão baseados aqui no Brasil. Uma combinação vencedora! Sem dúvida, o Brasil é líder mundial na criação de estilos de vida sustentáveis ??e eu acredito que a indústria de Fragrâncias e Aromas tem um papel fundamental a desempenhar na tomada de Sustentabilidade desejável", conclui Patrick Firmenich.

}

Comentários ()

Blogs

Tags