Os avanços tecnológicos continuam a auxiliar empresas e marcas da indústria cosmética. Com auxílio de inteligências artificiais para situações no e-commerce e redes varejistas, a tendência atual é a de realidade aumentada, principalmente à facilidade do usuário acessá-la através de seu smartphone. O Grupo L'Oréal adquiriu no início de março a empresa ModiFace, especialista em realidade aumentada e inteligência artificial utilizadas na indústria cosmética.
Segundo a nota publicada, a aquisição faz parte de uma estratégia de aceleração digital para seu portfólio de 34 marcas internacionais, possibilitando o consumidor a experimentar virtualmente diferentes cores de cabelo, descobrir o seu tipo de pele ou testar novos produtos de maquiagem sem precisar visitar as lojas, com a experimentação e a compra ao alcance das mãos.
Fundada no início dos anos 2000, a ModiFace é uma das líderes mundiais em sua área de atuação. Ao longo dos anos, a empresa desenvolveu tecnologias patenteadas para reconhecimento de traços e cores faciais, que são aplicados a serviços de maquiagem 3D e diagnósticos de cor e pele. Sua equipe é formada por cerca de 70 engenheiros, pesquisadores e cientistas reconhecidos internacionalmente, somando mais de 200 trabalhos científicos publicados e mais de 30 patentes registradas.
A maior parte das vendas de marcas da L?Oréal ainda é presencial, mas o Grupo percebe um aumento significativo de compras onlines nos últimos anos. No âmbito internacional, o e-commerce ultrapassou a marca de 2 bilhões de euros em 2017 - 30% a mais que no ano anterior - e, agora, representa 8% das receitas do Grupo. Com isso, a venda por meios digitais contribuiu para o crescimento dos negócios das marcas do portfólio no ano passado. A compra da ModiFace permitirá aprimorar a compra online. A ideia é que os engenheiros e pesquisadores da plataforma apoiem o processo de reinvenção da experiência de beleza por meio de serviços mais inovadores que ajude o consumidor a descobrir, experimentar e escolher diferentes produtos e marcas no ambiente digital.