Ligada na tomada

Ligada na tomada
A marca vertix, da belliz, aposta no mundo da eletrobeleza para expandir sua presença no mercado profissional  


Marca profissional da Belliz, companhia com forte atuação na área de escovas e acessórios de beleza, a Vertix está se lançando em um novo universo, o da eletrobeleza, um mercado que a empresa acredita ser quatro vezes maior do que o de escovas de cabelos.

A empresa apresentou recentemente uma linha completa de secadores, pranchas, modeladores e barbeadores com foco nos profissionais. Para desenvolvê-la, processo que teve início dois anos atrás, a empresa foi escutar os profissionais para ver o que poderia ser criado ou aperfeiçoado nos itens que faziam parte do seu dia a dia. As respostas permitiram à marca agregar aos seus novos produtos muitas soluções que podem até parecer simples num olhar mais superficial, mas que fazem muita diferença para quem atende no salão. Um exemplo é o tamanho dos cabos elétricos dos secadores.  "Eles diziam: 'Eu estou atendendo uma cliente e quando vou para o outro lado o secador sai da tomada. Acontece direto'. E questionavam por que não lançar produtos com cabos maiores do que três metros", conta Daniela Brilha (foto), diretora de Marketing da Belliz.

Outra "dica" dada pelos profissionais e que a Vertix incorporou à linha diz respeito ao canhão de íon nas pranchas. Segundo a executiva, algumas marcas utilizam o canhão de íon por dentro da chapa, o que não torna pleno o benefício do íon para eliminar totalmente o frizz. "Na nossa prancha, o canhão fica por fora da chapa e o íon age ao mesmo tempo em que a prancha desliza pelos fios. É um modelo de chapa exclusivo nosso", explica Daniela.

As conversas também permitiram à Vertix lançar um modelador de cachos para um segmento da população ainda não atendida por esses produtos, às pessoas que estão passando por transição capilar. Nesse processo, um pedaço do cabelo ainda apresenta o histórico do alisamento. Isso deixa uma parte do cabelo mais cacheada e a outra lisa. Daniela conta que os modeladores disponíveis no mercado eram muito grossos, formando cachos muito largos, disformes em relação aos cachos naturais. "Trouxemos o primeiro modelador de 10 mm do mercado, que faz o cacho bem fininho", afirma. É um produto que responde a uma demanda recente do mercado, para o qual a indústria de beleza, em geral, ainda oferece poucas opções efetivas. Mas não só. O produto atende também às pessoas com cabelos crespos ou com cachos bem ondulados, que precisam de um modelador bem estreito para criar esse cacho natural.

A proposta de valor da nova linha de elétricos da Vertix é bastante clara. Produtos verdadeiramente profissionais - pela potência e pela ergonomia - num posicionamento de preço cerca de 30% mais baixo do que as marcas líderes de mercado. 

Embora tenha produtos, como as para desembaraçar os cabelos, vendidas em farmácias, os produtos elétricos terão suas vendas centradas no varejo especializado em beleza. Nas conversas com o canal, ficou claro para a empresa que existia um espaço para ser explorado. "Existem produtos e marcas já consolidadas e de boa qualidade, mas extremamente caras. E existem outras marcas que, em algum ponto, deixaram a desejar em termos de qualidade ou no serviço de assistência técnica adequado, o que faz com que os lojistas tenham restrições em relação a essas marcas de preço menor. A gente está num espaço de preço intermediário, mas com uma qualidade superior", garante a diretora de Marketing. Antes de abrir vendas ao público, a empresa já tinha cadastrado uma rede de 200 assistências técnicas em todo o Brasil para os seus produtos. 

A categoria de eletrobeleza é bastante presente no varejo especializado em beleza. O que muda bastante é como a categoria é trabalhada dentro de cada loja, em especial em função do seu porte. Em lojas grandes, com mais de mil metros quadrados, você vai ter grandes paredes de secadores e pranchas. Essa exposição é importante, porque esse é o tipo de compra que em quase 100% das situações é planejada e, de alguma forma, já direcionada por pesquisas na internet. Mas nas perfumarias de menor área, a categoria também se faz presente, e é preciso se diferenciar para chamar a atenção. "Estudamos quantos produtos cabem em cada lugar e montamos sugestões de mix de produtos para todos os formatos de loja", pontua Daniela.

A entrada no segmento de elétricos é parte do processo de evolução natural dentro da estratégia de expansão da marca Vertix, que nasceu fazendo escovas (ainda o coração do negócio) e evolui para outros acessórios fundamentais na bancada do profissional de beleza. "Você não abandona o que você tinha antes, você continua lançando. Tudo que o profissional precisa para trabalhar entre a cadeira e a bancada é o nosso mercado", conclui Daniela Brilha.

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