Mezzo Dermocosméticos desenvolve tratamentos estéticos conforme o mapeamento genético de cada paciente

A Mezzo Dermocosméticos vai aproveitar a sua participação no 22º Congresso Internacional de Estética, que começa no próximo dia 31 de julho, em São Paulo, para apresentar uma nova abordagem de tratamento contra a degradação de colágeno baseado no estudo do DNA de cada paciente. Trata-se do Peeling Personalizado Baseado na Genética Molecular, tratamento desenvolvido pela equipe científica do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, com o apoio do Centro de Genomas, laboratório referência em estudo genético.

A composição genética humana, cujo personagem principal é o DNA (exclusivo de cada pessoa) é um aglomerado de moléculas que contém as informações genéticas determinantes para o funcionamento dos seres vivos. O DNA, por sua vez, é formado por genes, que são segmentos que possuem informações para fabricar aminoácidos e proteínas responsáveis por características físicas de cada indivíduo, como a cor dos olhos, cabelos, altura etc. No organismo humano há aproximadamente 25 mil genes, cada um deles com função e informações diferentes.

"O gene responsável pela degradação do colágeno chama-se metaloproteinase de matriz 1, mais conhecido como MMP1. Por meio de um estudo genético, é possível obter a informação se uma pessoa tem uma alteração ou não nesse gene, o que resulta em predisposição a degradação precoce do colágeno, imprescindível para evitar rugas, ressecamento e flacidez, no rosto e no corpo”, explica a diretora Científica da Mezzo Dermocosméticos, Joyce Rodrigues.

Por esta razão, a empresa acredita que Peeling Personalizado Baseado na Genética Molecular promete ser um divisor de águas no tratamento estético personalizado. De acordo com a Mezzo, o tratamento terá atividade em 11 genes, sobre a expressão do gene MMP1, visando à melhora da proteção ao colágeno, a capacidade da pele de responder a estímulos inflamatórios (irritação a procedimentos e grau de sensibilidade da pele), a eficiência de destoxificação (eliminação de substâncias tóxicas como poluentes, corantes e tabaco), a capacidade antioxidante e o processo de fotoenvelhecimento.

Solicitado pelo profissional de estética, uma única vez na vida (o DNA não se altera ao longo dos anos), o paciente se submete a um exame que analisa o gene MMP1, através da coleta da saliva, na própria clínica estética. O estudo do gene será realizado pelo Centro de Genomas, que emitirá um laudo e o repassará para o Centro de Cosmetogenética da Mezzo Dermocosméticos. “Nesse laudo, de fácil interpretação, com dados específicos e seguros, o profissional de estética saberá se o risco de degradação de colágeno é baixo, moderado ou alto. Disponibilizaremos o laudo e o protocolo personalizado para o profissional de estética”, explica a Joyce.

Enquanto o paciente aguarda o resultado, o profissional inicia um protocolo em cabine, a fim de potencializar, preparar e deixar a pele do paciente apta à continuidade do tratamento posterior em cabine e Home Care, com os dermocosméticos da Mezzo à base de ativos personalizados e desenvolvidos para atender as necessidades de cada pessoa. “Porém, é importante alertar que o tratamento personalizado não muda o DNA e, sim, a forma como os genes se expressam, potencializando a necessidade de cada um”, conclui a Farmacêutica Bioquímica.

}

Comentários ()

Blogs

Tags