Natura cria novo modelo de negócios com solução do MDM da Informatica LLC


Nova plataforma de vendas e relacionamento on-line Rede Natura usa Master Data Management (MDM) para identificar seu público-alvo


A Natura, multinacional brasileira de cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal, líder em venda direta, escolheu a  solução da Informatica LLC, líder mundial número 1 em software de integração de dados, para o desenvolvimento da nova plataforma Rede Natura (http://rede.natura.net), que marca a evolução da venda direta no ambiente virtual. Consumidores de todo o país podem adquirir, desde dezembro, os produtos da marca via internet, contando com o apoio da consultoria digital.

Segundo Fracisco Casella, líder em MDM da Informatica LLC no Brasil, o diferencial do modelo da Rede Natura é conseguir reconhecer as pessoas que acessam a plataforma e o papel delas na interação. “O sistema identifica o usuário, que pode ser cliente, consultora ou, em alguns casos, os dois, mantendo o histórico de interação com os seus diferentes públicos”, explica.

Essa identificação, dentro do ambiente digital, é possível graças ao Master Data Management (MDM), um conjunto de processos e ferramentas desenvolvidos para coletar, agregar, combinar e consolidar os dados, além de garantir a qualidade e distribuir dados de uma corporação. “O principal objetivo desse novo negócio é facilitar a vida do cliente, otimizando o contato on-line de forma prática e conveniente”, esclarece Casella.

Dessa forma, o relacionamento entre clientes e consultoras na Rede Natura preserva a qualidade da relação entre as pessoas, como na venda direta tradicional. Para atuar no novo modelo, as consultoras tornam-se franqueadas digitais e recebem diversos treinamentos, incluindo marketing digital, com foco no relacionamento com o cliente e no desenvolvimento do negócio digital.

O MDM está por trás de toda a estrutura de CRM da Rede Natura, que ajuda a Consultora Digital a conhecer melhor seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios. “Precisávamos de uma solução robusta que suportasse a transformação digital que está acontecendo nesse momento na Natura”, afirma Agenor Leão, CIO da Natura.

O sucesso da Rede Natura é notório. “Cerca de metade dos consultores digitais são novos em nossa rede, ou seja, não eram consultores tradicionais. Todos os dias, milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil acessam o portal com o interesse de se tornar um consultor digital”, afirma Leão, da Natura.
}

Comentários ()

Blogs

Tags