Natura e Avon juntas no Movimento #IsoladasSimSozinhasNão, para prevenir e enfrentar a violência doméstica

Natura e Avon juntas no Movimento #IsoladasSimSozinhasNão, para prevenir e enfrentar a violência doméstica

Dados mostram que o isolamento social da Covid-19 aumentou em pelo menos 9% os casos de violência doméstica

 
 
O isolamento e distanciamento social recomendadas para combater o novo coronavírus tornaram o combate à violência doméstica um desafio ainda maior. Segundo levantamento da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, durante o isolamento, houve um aumento de quase 9% no número de atendimentos no Brasil.
 
Diante desse desafio, Natura e Avon se uniram pelo movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, lançado pelo Instituto Avon e endossado pela Natura em todos os países da América Latina onde opera.


"Para muitas mulheres e meninas, o confinamento pode aumentar a frequência e gravidade dos episódios de violência doméstica, em todas as suas formas. Precisamos redobrar o apoio a estas mulheres, para quem a casa, longe de ser um lar seguro, é o espaço em que está mais exposta ao risco. Queremos, por meio destas iniciativas, mostrar que elas não estão sozinhas", aponta Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

 
Desde 2008, o Instituto Avon já destinou mais de R$ 30 milhões para apoiar e proteger mulheres e meninas em situação de violência em quatro frentes: formação e informação, advocacy, engajamento da sociedade e apoio a projetos nas áreas de segurança pública, justiça, saúde e educação no tema.
 
Com intuito de ampliar a mensagem de prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres e meninas para todos os públicos, o Instituto Avon, em parceria com as plataformas Papo de Homem e Quebrando Tabu, produziu uma série de conteúdos digitais que têm sido publicados nas redes sociais do Instituto. Os objetivos são trazer dicas sobre como cuidar da saúde mental durante o período de confinamento, auxiliar as mulheres a identificarem os sinais de relações abusivas e mostrar que ela não está sozinha apresentando as várias formas que ela pode pedir ajuda.
 

"Para dar visibilidade à luta contra a violência doméstica, estamos trabalhando para dar suporte, orientação e contribuir para que as vítimas saibam identificar situações de violência e a quem recorrer neste momento", afirmou Cida Franco, diretora de Vendas Brasil da Natura. "Historicamente, as marcas são engajadas em apoiar mulheres. Agora unidas, podemos ampliar o potencial de proteger toda nossa rede de relações, entre consultoras, colaboradores e consumidores. Estamos fisicamente distantes, mas precisamos estar mais juntos do que nunca", argumentou a executiva.

 
As marcas também fecharam parceria com a startup "Mete a Colher" para uso da ferramenta de assistência social TINA. As consultoras Natura também terão à disposição uma cartilha para identificar casos de violência doméstica, contendo orientações sobre conduta ideal, assim como divulgação de canais de denúncia. Para o público geral, a Natura patrocinou uma minissérie com cinco episódios do podcast Mamilos sobre a temática. Ao final, cada episódio abordará a história de uma pessoa que superou o ciclo da violência.


Na América Latina de língua espanhola, Avon e Natura também estão juntas para reduzir os números de violência dentro dos lares. Na última segunda-feira (30/3), as duas marcas lançaram um manifesto do movimento #AisladasNoSolas em que chamam a atenção para situação de mulheres que estão trancadas em casa com um agressor em um contexto de pandemia global.

 
Nesses países, a Avon desenvolveu uma maneira de alcançar vítimas de violência de forma velada, como um "cavalo de troia". A marca enviará, por WhatsApp, vídeos de receitas culinárias para mulheres de toda a sua rede. Durante a exposição do conteúdo, serão compartilhadas informações de combate a agressões contra mulheres, como telefones de emergência e incentivos para apoiar vítimas. Adicionalmente, lives patrocinadas de influenciadores no Instagram abordarão o tema de prevenção ao Covid-19 e levantarão a temática de que milhares de mulheres podem estar isoladas em casa, junto a um agressor. Para dar suporte às iniciativas lançadas pela Avon, a Natura irá replicar os conteúdos em suas redes sociais e com sua rede de consultoras, aumentando a visibilidade do tema.

 

Problema global
Na última terça-feira (31/3), o grupo Natura &Co anunciou que o Instituto Avon global destinará 1 milhão de dólares para organizações que atuam na linha de frente para apoio a mulheres e crianças vulneráveis, em resposta ao aumento nos indicadores de violência doméstica de todo o mundo. Relatórios da China apontaram que os casos triplicaram em comparação com o ano anterior. As frentes de atendimento à violência doméstica no Reino Unido e nos EUA também relatam um aumento semelhante, até dobrando, de acordo com algumas fontes.
 

"A violência doméstica já é uma epidemia escondida a portas fechadas. Como o Covid-19, é um assassino silencioso. Uma consequência não intencional das medidas de isolamento necessárias para combater o coronavírus é que mulheres e crianças vulneráveis ficam presas em casa com agressores e incapazes de procurar ajuda", afirmou Angela Cretu, CEO da Avon. A empresa também doará produtos vitais - de cuidados pessoais a higienizadores de mãos e sabonetes - para refúgios em todo o mundo.

}

Comentários ()

Blogs

Tags