Os vencedores das Categoria de Cosméticos do 29º Prêmio Atualidade Cosmética

Os vencedores das Categoria de Cosméticos do 29º Prêmio Atualidade Cosmética

2021 Foi um ano desafiador para a indústria brasileira de beleza, mas, nem por isso, o mercado deixou de buscar os meios para se superar. Independente do segmento de atuação e do porte, foram muitas aas inovações avaliadas pelos jurados do 29º Prêmio Atualidade Cosmética. Conheça os vencedores e as histórias e inspirações que deram origem aos produtos vencedores 

LINHA/PRODUTO DE TRATAMENTO FACIAL: MAT PERFECT CLAREADOR, PIERRE FABRE

Por Flaviane Baptista, diretora de Marketing da Pierre Fabre. 

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

Não poderíamos estar mais felizes receber o Prêmio Atualidade Cosmética pelo segundo ano consecutivo com a marca Avène. Somos uma marca totalmente dedicada ao universo da saúde e beleza, Mat Perfect Clareador foi desenvolvido especialmente para peles brasileiras em nosso BIC (Brazil Innovation Center). Receber este prêmio prova que estamos no caminho certo, investindo pesado para entender o mercado brasileiro e trazer soluções que atendam ao nosso consumidor, com produtos de alta performance e eficácia comprovada. É ao consumidor brasileiro que dedicamos esse premio, em primeiro lugar, ao time Pierre Fabre Brasil e a todos que acreditam e confiam nos nossos produtos e soluções. 

De onde surgiu a ideia para o produto?

Todas as nossas inovações começam no consumidor. O que ele precisa, quais são as suas necessidades e como atendê-las. Naturalmente, buscamos ter uma visão clara do mercado e quais são as nossas oportunidades, mas nosso processo de inovação começa sempre com o consumidor. A partir daí buscamos como atender a sua necessidade de forma a nos tornarmos realmente um diferencial. Para isso contamos com nossos experts em inovação e uma interação constante com nossos parceiros dermatologistas.

Qual o diferencial do Mat Perfect em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no próprio mercado?  

Mat Perfect é o nosso portfolio de proteção solar facial diária desenvolvido especificamente para o Brasil. Este portfolio se caracteriza por fórmulas leves, de absorção imediata e ação matificante de longa duração. Mat Perfect Clareador oferece alta proteção solar anti-UVA, anti UVB e luz visível com FPS 70 e 2 tons, Tom Claro e Tom Médio. Um complexo clareador exclusivo (HMC + Dextran + pigmentos corretivos) garante a ação uniformizante e clareadora da pele, prevenindo também o aparecimento de manchas. É um benefício muito relevante e valorizado pelo consumidor brasileiro.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado? 

Nosso processo de inovação é colaborativo. O desenvolvimento de novos produtos para o Brasil é resultado da colaboração das equipes de Marketing local e de nossa sede, na França. Não poderia deixar de mencionar também ao nosso BIC (Brazilian Inovation Center) que trabalha incansavelmente em fórmulas que atendam aos consumidores brasileiros, bem como ao time de nossa fábrica no Brasil – a única do grupo Pierre Fabre fora da França – que é a responsável por produzir os produtos específicos para o Brasil.

TRATAMENTO CORPORAL: BIO-C BODY CREME HIDRATANTE CORPORAL, BIOAGE

 Por Sula Hage, diretora Técnica da Bioage 

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil

Em nome de toda companhia, posso afirmar que vencer esta grande premiação do mercado de beleza no Brasil é uma honra. Ficamos extremamente orgulhosos, pois ele é uma resposta a toda dedicação, trabalho, aprendizado e amor que toda equipe realizou! Receber esse reconhecimento nos motiva a buscar ainda mais o melhor para os nossos produtos.

De onde surgiu a ideia para o produto?

A tendência em produtos com vitamina C vem se fortalecendo no mercado brasileiro. Os poderosos benefícios antioxidantes do ativo têm tomado conta do mercado nas mais diversas categorias. A Bioage alia em seu portfólio os benefícios de um tratamento avançado em skincare às funcionalidades de um novo produto para tratamento da pele do corpo. A ideia surgiu através da análise de portfólio da linha de vitamina C, uma linha que consideramos curva A de vendas, onde não tínhamos um produto corporal. Enxergamos a oportunidade de agregar ainda mais benefícios ao produto, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas.

Qual o diferencial do Bio-C Body em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no próprio mercado?  

O Bio-C Body Creme Hidratante Corporal auxilia na hidratação e na prevenção do envelhecimento da pele. Sua fórmula é composta por Vitamina C Nanoencapsulada de liberação prolongada, que oferece ação antioxidante e ?rmadora pelo estímulo da síntese de colágeno. Contém um potente agente antiaging composto por Ácido Hialurônico (AH) de baixo peso molecular associado ao Silício Orgânico (Silanol), que, além de atuar na reestruturação da pele, também desempenha o papel de vetor aumentando a penetração, a biodisponibilidade e, portanto, a ação do ativo, que intensifica a hidratação e auxilia no rejuvenescimento. Associado ao Extrato de Centella Asiática, ele promove melhora na textura e firmeza da pele. É um produto diferenciado, que alia ativos consagrados a resultados de curto prazo nos quesitos hidratação e flacidez.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

Temos um forte time de criação e desenvolvimento que atua no dia-a-dia dos projetos desde sua idealização. Temos um time multidisciplinar (marketing de produtos, comercial, técnicas esteticistas e CEO da companhia) que enriqueceu o conteúdo deste produto para ser um sucesso. Mas quero destacar a equipe de P&D e Produtos: Denise, Diogo, Michele, Matheus e Caroline que foram essenciais no desenvolvimento do conceito, formulação e embalagem do produto.

LINHA DE HIGIENE E BELEZA CAPILAR: LINHA KERAPLEX, AMÁVIA

Por Emerson Barbosa, sócio-diretor Industrial e de P&D

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

Para a Amávia o prêmio é muito importante, pois confirma que estamos no caminho certo. Optamos pelo posicionamento de um produto de prestígio, cuidadosamente formulado, com ingredientes de alta tecnologia e que entrega benefícios verdadeiros ao nosso consumidor. Quando ganhamos esse prêmio o sentimento é de que valeu a pena nossa opção pela estratégia de produto e serviço diferenciado. É muito importante também para a valorização da Indústria de Cosméticos do Nordeste e da Bahia, principalmente. Mostrando que produtos de alta qualidade não são produzidos apenas no sul e sudeste do país. O prêmio reforça para o nosso consumidor nosso compromisso em entregar produtos de alta qualidade. E, para aqueles que não conheciam a Amávia, desperta a curiosidade, refletindo em aumento de vendas. Desenvolve em todos os nossos colaboradores um sentimento de orgulho pela empresa e pelos produtos.

De onde surgiu a ideia para o produto?

Mesmo com a tendência de assumir o cabelo natural, uma grande quantidade de mulheres e homens ainda alisa, relaxa, descolore ou colore os cabelos. Após vários relatos de clientes que, após a transformação, não encontravam um produto de venda ao consumidor que realmente tratasse os danos do cabelo, decidimos entrar em laboratório com o desafio de criar uma fórmula e apresentação diferenciada. Estudei bastante a fisiologia do cabelo, assim como vários ativos e, após um ano de pesquisa, testando várias combinações de ativos, chegamos à fórmula final da Keraplex. Após testar em vários clientes, obtendo unânimidade nas respostas positivas, entendemos que havíamos chegado ao nosso objetivo. Buscamos uma embalagem premium, que comunicasse tecnologia, já que o produto foi desenvolvido com uma combinação única de 21 aminoácidos e o Ácido 18 MEA. Ou seja, o insight veio das conversas com consumidores que expressaram o desejo de ter uma linha que de verdade resolvesse o problema.

Qual o diferencial da linha Keraplex em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no próprio mercado?  

A linha Keraplex é o crème de la crème do portfólio da Amávia. Fizemos teste de sustentação de claim e o resultado foi uma melhora de 25% na fibra do cabelo já na primeira aplicação. O lançamento desse produto reforça e avaliza a estratégia da empresa de elevar ainda mais o posicionamento premium de seu mix, aumentando o ticket médio de compras e abrindo caminho para novos itens com valor agregado.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

Sou o Químico Responsável e Diretor de P&D da empresa e contei com a ajuda da equipe de laboratório e manipulação (Alessandro Souza, Elton Conceição, Elton Batista, Leandro, Herbert, Jhonatan) para realização dos diversos testes e lotes pilotos, como também de Danilo Barbosa, da Agência Marco Zero, que trabalhou no Layout desse projeto.

LINHA DE BANHO E HIGIENE: GEL DENTAL E DEO SPRAY PHISALYS, PHISÁLIA

Por Adriana Amiralian, diretora de Marketing e Comunicação

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

Uma sensação maravilhosa! É muito gratificante quando nosso trabalho na construção de uma marca com propósito, que vai muito além da beleza e aromas, é reconhecido por um grupo tão seleto. Mais do que um ótimo produto, a Physalis é uma marca feita para pessoas que prezam pelo bem-estar e saúde no seu dia a dia e que se preocupam também com a sustentabilidade do nosso planeta. É pensando nisso que estamos sempre em busca de espaços que estejam alinhados a esse propósito, para que todos saibam onde encontrar produtos que sejam 100% sustentáveis e que valorize a beleza interior também. A conquista do prêmio revela que estamos seguindo no caminho certo e nos enche de orgulho.

De onde surgiu a ideia para o produto?

Queríamos lançar uma linha que fosse além de bons produtos, que nos representasse como empresa e que tivesse um propósito muito bem alinhado com o que acreditamos. Queríamos algo que fosse realmente sustentável para as pessoas e para o planeta e que carregasse a essência do bem. Assim nasceu a ideia de Physalis – uma linha de produtos vegana, com formulação de alto índice vegetal e uma combinação de ingredientes únicos, além de uma embalagem feita com material 100% reciclado. A partir daí iniciamos o nosso processo de desenvolvimento. Avaliamos o portfólio mais adequado para um consumidor exigente e cada vez mais consciente. Pesquisamos novos ingredientes de origem vegetal que trouxessem performance, além da suavidade aos produtos. Incluímos os prebióticos na linha de sabonetes líquidos e desodorantes que auxiliam no aumento da proteção, hidratação e estimulam o equilíbrio da flora microbiana da pele e tiramos o que acreditamos não conversar com a proposta da marca, como petrolatos, sulfatos e silicones, na linha de hair care e alumínio, nos desodorantes. O resultado: uma linha de cosméticos puros e surpreendentes e agora também premiados!

Qual o diferencial de Physalis em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no próprio mercado?  

A Linha Physalis representa a nossa entrada no mercado adulto. Entendemos que a sociedade está carecendo de generosidade e empatia e acreditamos que é possível construir um futuro melhor. Para isso, escolhemos o respeito ao consumidor. Hoje existem muitos movimentos, em diversas frentes, que respeitam e apoiam as escolhas individuais. A indústria cosmética tem uma responsabilidade grande em reverberar essa tendência. Isso inclui o “ser bonito por dentro”. Cada um pode escolher se quer esconder ou não os fios brancos dos cabelos, a idade que aparenta ou mostrar ou não suas perfeições ou imperfeições. No mercado, a tendência é a escolha por produtos mais naturais e a Physalis não é apenas vegana com ingredientes vegetais. Buscamos ingredientes que agridem menos a pele e o ambiente, retiramos o sulfato para reduzir a poluição das nossas águas, produzimos embalagens que além de recicláveis, retiram o plástico e o papel descartado no ambiente, trazendo novamente para a cadeia de suprimentos, promovendo a economia circular.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

Este foi um desenvolvimento que envolveu toda a empresa, desde a concepção do projeto pelo time de desenvolvimento até o de operações na viabilização da produção. No entanto, não teria sido possível evoluir sem o apoio e incentivo do nosso CEO, Eduardo Amiralian, e da Diretora de Inovação e P&D, Luciana Amiralian. Além de todo o trabalho e empenho do time de desenvolvimento: Vanessa Rodrigues, Head de Marketing e Trade Marketing; Clayton Gomes, Analista de Desenvolvimento de Embalagem; Claudia Fernandes, Gerente de Pesquisa & Desenvolvimento; Roseli Zupeli, Consultora em Pesquisa & Desenvolvimento; Rose Domingues, Gerente de Compras Priscila Santos, Gerente de PCP.

Além da equipe da empresa, o projeto teve algum parceiro externo fundamental para a execução e o sucesso da linha/produto?

Merece destaque o time da agência Raison Pure que participou conosco de todo o projeto desde a pesquisa com consumidores até o desenvolvimento da linha. A tecnologia de plástico verde apresentada pela equipe de Renewable Chemicals da Braskem e depois materializada pelo fornecedor Embale, foi importante ao plantar uma semente da vontade de cuidar do planeta ao usar o plástico de fontes renováveis.

LINHA/PRODUTO DE MAQUIAGEM: ANGEL MAGIC, CATHARINE HILL

Por Júlia Benedetti, diretora de Marketing

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

A sensação é maravilhosa! É uma alavanca de ânimo em meio ao cenário caótico em que o mundo está vivendo. Tipo alma lavada, sabe? Isso porque o produto é excepcional e, ouso dizer, que estávamos muito confiantes.

De onde surgiu a ideia para o produto?

O produto surgiu da necessidade de se preservar a maquiagem na pele das pessoas, principalmente pelo contínuo uso da máscara. Precisávamos então pesquisar como isso poderia ser feito. A Priscila Lessa, maquiadora, foi nossa coach neste sentido, fazendo todos os testes, tanto de durabilidade, quanto de textura, sensações e atritos. Este projeto de desenvolvimento de produto demorou bastante. Muitas idas e vindas de testes do fabricante até atingirmos a perfeição.

Qual o diferencial do Angel Magic em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no próprio mercado?  

O produto é ímpar. Quando foi lançado não tínhamos nada parecido no segmento. Portanto, tinha tudo pra dar certo. A divulgação da Priscila junto a uma marca com quase quarenta anos de história foi muito bem sucedida. A Catharine Hill aumentou sua capilaridade junto aos pontos de venda e se tornou um objeto de desejo dos lojistas. Foi uma oportunidade excelente, pois junto com o Angel Magic, o cliente adquire toda a linha, devido ao retorno positivo e confiança na marca Catharine Hill.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

Sem dúvida, toda a equipe da empresa, cada um de seu departamento. Porém, o desenvolvimento teve mais ênfase nos setores de Marketing e de Qualidade e, óbvio, do “apadrinhamento” da Priscila que acreditou em, nosso potencial e nós no dela como Influencer.

Além da equipe da empresa, o projeto teve algum parceiro externo que você considera ter sido fundamental para a execução e o sucesso do produto?

Sem dúvida nenhuma, a Priscila. Ela se dedicou inteiramente a este projeto fazendo todas as observações e testes necessários para o sucesso deste lançamento.

LINHA DE BELEZA E HIGIENE MASCULINA: CEVADA GOLD, GOMEN – KASIA COSMÉTICOS

De acordo com a Kasia Cosméticos, dona da marca, Cevada Gold, da Go Man, é a primeira linha de produtos para os cabelos masculinos que conta com Lúpulo e Cevada de verdade. A Cevada é rica em biotina, uma vitamina que funciona como uma coenzima que auxilia na saúde da pele e no crescimento saudável dos fios.

Os itens da linha Cevada Gold Força Nutritiva são ideais para quem deseja fios mais fortes e encorpados. Pode ser utilizado tanto para os cabelos como na barba. 

Para ser utilizado na barba, o produto foi formulado com pH equilibrado com a pele do rosto, contém Extrato de Lúpulo e Cevada Gold, ingredientes que possuem propriedades antioxidantes, tônicas e adstringentes.

Anunciantes da Revista Atualidade Cosmética ed. 177

 

 

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