Os vencedores das Categoria de Perfumaria do 29º Prêmio Atualidade Cosmética

Os vencedores das Categoria de Perfumaria do 29º Prêmio Atualidade Cosmética

2021 Foi um ano desafiador para a indústria brasileira de beleza, mas, nem por isso, o mercado deixou de buscar os meios para se superar. Independente do segmento de atuação e do porte, foram muitas aas inovações avaliadas pelos jurados do 29º Prêmio Atualidade Cosmética. Conheça os vencedores e as histórias e inspirações que deram origem aos produtos vencedores .

PERFUMARIA INTERNACIONAL FEMININA: MONTBLANC SIGNATURE, VIZCAYA

Por Bárbara Kern, CEO da Vizcaya

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

O reconhecimento é a certeza de excelência na nossa execução no Brasil, como distribuidor, e também sucesso da criação por nosso parceiro, Interparfums.  A marca Montblanc já está entre TOP10 marcas no Brasil e, globalmente, Montblanc Signature foi um dos principais lançamentos do segmento de luxo feminino 2021.  É um novo capítulo olfativo para mulheres de personalidade notáveis.

De onde surgiu a ideia para o produto?

A criação de um perfume está sempre atrelada ao aspiracional, à combinação de elementos finos e valores da marca. Signature é mais que um simples manuscrito, um símbolo do compromisso com o savoir-faire e herança da escrita de Montblanc. É uma fragrância floral oriental almiscarada, luminosa e sensual. Criada por dois perfumistas da Givaudan, Guillaume Flavigny e Natalie Gracia-Cetto, uma história autêntica e uma alquimia de contrastes.

Qual o diferencial do Montblanc Signature em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no próprio mercado?  

Montblanc Signature é um novo pilar para a Montblanc, um novo sucesso para a Vizcaya. Une os códigos principais da marca, tanto em sua apresentação quanto composição, sendo uma assinatura única no mercado. Foi o grande lançamento no Brasil em Dia das Mães de 2021 e, certamente, irá perdurar em 2022 como um novo clássico da perfumaria de luxo

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

Um agradecimento especial a nossa parceira, Interparfums, que, em desenvolvimento com a Givaudan, permitiu ao Brasil fazer parte deste novo capítulo de sucesso. E um parabéns às equipes internas, sem eles o reconhecimento não seria possível.

CRIAÇÃO PERFUMISTICA LIVRE - GRANDE SERTÃO: VEREDAS, DE GUIMARÃES ROSA 

VENCEDOR: FELIPE RODRIGUES, PERFUMISTA JR. DA CRAMER

Em 2021, o troféu de Criação Perfumística Livre do Prêmio Atualidade Cosmética, trouxe como referência para o briefing, o romance Grande Sertão: Veredas. A obra-prima de Guimarães Rosa, ainda hoje muito moderna, oferece um rico conjunto de elementos estéticos, sociais e comportamentais que permitem aos perfumistas explorar diferentes conceitos e caminhos olfativos.  

Para se inspirar, Felipe Rodrigues aproveitou toda a riqueza oferecida pela obra de Guimarães Rosa para se jogar nos diferentes aromas que os cenários do livro evocam. O trabalho de criação foi precedido de uma pesquisa ampla buscando desmistificar o cerrado e a caatinga, talvez o bioma mais original dentro do solo brasileiro. 

Por meio de relatos e experiências pessoais, o perfumista estabeleceu uma composição masculina poderosa e cativante, marcada pela opulência das notas de pequi (típico do Brasil central) e do couro (da vestimenta dos jagunços). O romance se faz presente na combinação da rosa e da mimosa.  Intitulada “Rastros”, a vencedora criação olfativa do perfumista da Cramer buscou compor um pequeno cenário onde a caatinga converge para contar sua história em um pequeno palco de sarau.

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

Ganhar o prêmio de Criação Perfumística Livre permitiu vislumbrar a longa estrada que tenho pela frente, com tantas coisas para aprender, com tantas paixões para ter. O prêmio em si foi a oportunidade que me foi dada para chegar até aqui. Não há palavras suficientes para o tanto que tenho a agradecer, mas a todos que me apoiaram, eu dedico parte dessa imensa alegria.

PERFUMARIA LATINO-AMERICANA MASCULINA: SAN BERNARDINO, VIKING

Por Leonardo Fioretti, diretor

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

A melhor sensação que você pode sentir, a de dever cumprido e reconhecimento por todo o trabalho que fizemos!

De onde surgiu a ideia para o produto?

A ideia desse lançamento surgiu com o propósito de levarmos o cheiro e todo lifestyle da Rota 66 (Route 66) para o nosso público. Como a estrada mais famosa do mundo (Route66) corta todo o EUA, temos uma grande variedade de estilos e cenários, por isso desenvolvemos 03 fragrâncias com 03 personalidades diferentes, e todas autorais.

Qual o diferencial do San Bernardino em relação ao que já existe no portfólio da empresa e no mercado?  

O perfume San Bernardino é de longe o produto que representa todo o nosso trabalho, unindo ousadia, performance, sofisticação e autenticidade. Foi com ele que iniciamos na categoria de “Perfume” com a Viking Brand, é o nosso primeiro lançamento nessa categoria, e de cara, já ganhamos o título de melhor perfume masculino da América Latina. Nada melhor do que esse título para mostrar que estamos no caminho certo. Por se tratar de um perfume autoral, não se parece com nada do que temos no mercado hoje, é simplesmente fantástico.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

Tenho grande orgulho em ter participado desse projeto incrível, ao lado de profissionais altamente qualificados como o Vinícius Facin (Viking Brand), responsável por toda comunicação, arte e criação dos produtos, o Cardoso e a Vanessa (Vollmens), Luciana Vitorino (Ispartner – Route 66), além de todo o time da Viking.

PERFUMARIA LATINO-AMERICANA FEMININA: ÉPOQUE TROPICAL, CASA GRANADO

Époque Tropical é a união singular da clássica perfumaria francesa com a irreverência brasileira. Seu perfume marcante explora o lado envolvente das notas amadeiradas de sândalo e guaiaco e equilibra essa intensidade com o cítrico intenso da mandarina e do caju.

Essa dualidade é envelopada por um clássico buquê floral de magnólia, rosa e gerânio. É uma fragrância que nos transporta para um passeio pelos jardins do Rio no século XIX. A arte da embalagem traz ingredientes da perfumaria em uma luxuosa trama em estilo art nouveau aplicada em hot stamping dourado, que ilumina a ilustração e o destaca de todos os outros produtos da linha Vintage. Dentro da caixa, um texto conceitual conta a história e inspiração do perfume, parte da coleção Vintage, criada para celebrar os 150 anos da botica e que apresenta perfumes marcantes e carrega o DNA da marca.

TROFÉU APARÍCIO BASILIO DA SILVA - CRIAÇÃO PERFUMISTICA LATINO-AMERICANA FEMININA: AÇUCENA, AVATIM - VOLLMENS FRAGRANCES

Por Natália Mendes, diretora de Comunicação

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

Receber o Prêmio Atualidade Cosmética é um grande prestígio para toda equipe Vollmens. Este prêmio representa nossa união e dedicação para entregar sempre o melhor aos nossos clientes. Ele representa a paixão de narizes afinados, que criam produtos para os brasileiros e que a cada oportunidade, a cada projeto que se abre, ousam, inovam e sonham junto com nossos clientes, para fazer chegar nas mãos dos consumidores produtos incríveis e muito perfumados, do jeito que os brasileiros amam.  

Você pode nos contar brevemente o que o briefing propunha e quais inspirações nortearam o início do processo criativo?

O briefing do projeto Açucena solicitava a criação de uma fragrância feminina floral, para o grande lançamento de Dia das Mães 2021, do nosso cliente Avatim. Os tons em destaque para todo do produto seria em rosa e ouro rosé, para ressaltar essa delicadeza bem feminina. A alma de Açucena e a sua criação: o nome Açucena foi inspirado na flor da espécie Amarilis, que desabrocha nas estações mais quentes do ano, entre primavera e verão. As notas olfativas do perfume deveriam remeter ao ouro rosé, inspirado em mulheres sensíveis, delicadas, que demonstram docilidade, são independentes e preservam sua delicadeza natural sem jamais serem submissas. Olfativamente a fragrância navega no território Oriental Floral, que é uma das famílias olfativas preferidas da mulher brasileira. Seu acorde oriental foi trabalhado pelo perfumista Alfredo Monteiro de uma forma elegante e feminina, que acompanha a mulher em qualquer ocasião do dia.  

Agora, você pode contar um pouco sobre a fragrância em si? O que ela representa para o cliente em termos de inovação, ampliação de portfólio ou posicionamento? 

Assim como a flor que a inspira, esta fragrância se caracteriza por sua versatilidade e elegância. Com nuances que exalam frescor, esta fragrância brinca com o imaginário de flores ao vento em um dia ensolarado de primavera ou verão. Açucena é uma fragrância confortável, que se desenvolve harmoniosamente ao longo do dia e possui uma linha completa de cuidados para a pele.

Após o grande sucesso da Linha Gigi, a fragrância Açucena foi desenvolvida para preencher um espaço importante na perfumaria da Avatim, tornando-se uma alternativa entre os perfumes premium da marca e outras deo colônias que já possuíam seu público específico.

A linha tem posicionamento mais voltado para alcançar o consumidor que se identifica com uma fragrância romântica, alegre e que inspira uma personalidade delicada e jovial. A linha tem sido muito bem aceita por consumidores que desejam exclusividade e se preocupam com questões ambientais, pois a linha é vegana, livre de CO², feita com embalagens exclusivas e, em sua maioria, biodegradáveis e não passam por testes em animais.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

O Atendimento da Avatim é feito pela nossa executiva de contas Cristiane Franca, que está localizada em Salvador. Vanessa Azevedo foi a avaliadora responsável pelo desenvolvimento da fragrância junto ao time de perfumistas da Vollmens. E, de todas as submissões enviadas para o cliente, a criação escolhida para representar a alma de Açucena, foi a do Perfumista Alfredo Monteiro Filho.

TROFÉU APARÍCIO BASILIO DA SILVA - CRIAÇÃO PERFUMISTICA LATINO-AMERICANA MASCULINA: CORVETTE CASUAL LIFE, ÁGUA DE CHEIRO - ROBERTET

Por Marcello Blanco, diretor de contas da Robertet

Qual a sensação de ter conquistado o “Oscar” do mercado de beleza no Brasil?

 É sempre muito gratificante ser reconhecido por um prêmio tão importante para o nosso mercado brasileiro. Receber o Prêmio Atualidade Cosmética 2021 traduz o sentimento de trabalho em equipe bem executado. Esse reconhecimento nos motiva a sempre buscar o aperfeiçoamento das nossas fragrâncias, em parceria com nosso cliente, alcançando o que há de melhor para os consumidores.

Você pode nos contar brevemente o que o briefing propunha e quais inspirações nortearam o início do processo criativo?

A inspiração foi o carro Corvette, veículo esportivo de luxo, clássico e lendário. Sua primeira versão foi criada pela Chevrolet em 1953 e é um ícone da indústria norte-americana de automóveis, que está em constante inovação tecnológica. Tudo isso nos inspirou a buscar um produto sinônimo de imponência e sofisticação.

Agora, você pode contar um pouco sobre a fragrância em si? O que ela representa para o cliente em termos de inovação, ampliação de portfólio ou posicionamento de mercado? 

O Corvette Casual Life é ideal para homens aventureiros, que encaram os desafios com confiança e entusiasmo. A família olfativa é Aromático Amadeirado, combinação potente e energética. As notas de fundo são de madeira de cedro e ervas aromáticas que afirmam a personalidade despojada da fragrância. As notas de corpo são de gerânio e apimenta, inspiram e traduzem o caráter assertivo e livre do perfume, enquanto notas de saída compostas de frutas raras, como a laranja sanguínea e o limão siciliano, imediatamente sugerem singularidade e elegância. O frasco azul claro reflete a sofisticação da marca, e a embalagem em azul metálico inspira energia e movimento. A notável tampa prata, em alto relevo, combinando com o brasão da Corvette, dão um toque de modernidade. O Corvette Casual Life é resultado do nosso trabalho em oferecer outras facetas do Corvette para admiradores da marca, através de uma fragrância inovadora, com matérias-primas exclusivas, acordes bem combinados e nuances olfativas que representam o que o carro pode oferecer: qualidade e personalidade ímpar.

Você pode compartilhar com os leitores quem participou do desenvolvimento desse projeto vencedor e merece o reconhecimento do mercado?

O projeto que resulta de uma parceria sólida entre a equipe Robertet com a Água de Cheiro, através do Olindo Carversan Junior e sua equipe, onde trocamos muita expertise e fomos capazes de catalisar as melhores ideias, lapidar os detalhes e transformar tudo em uma fragrância única e vencedora.

 Anunciantes da Revista Atualidade Cosmética ed. 177

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