Para a Kline, os produtos naturais vieram para ficar

Para a Kline, os produtos naturais vieram para ficar
As vendas de produtos naturais para cuidados pessoais subiram para US$36 bilhões em 2015 (manufacturer sales), representando mais uma vez um crescimento de dois dígitos. O mercado de produtos naturais de beleza e cuidados pessoais está mais vibrante do que nunca e vem conquistando continuamente o coração dos consumidores, que estão interessados e se preocupam com tratamentos naturais para a pele. O movimento natural e orgânico, que já foi considerado uma tendência passageira, se tornou um pilar da indústria de cuidados pessoais e também fica mais forte a cada ano, graças à demanda dos consumidores por produtos com melhor desempenho.

No passado apenas a presença de ingredientes naturais era suficiente para satisfazer o usuário padrão de produtos naturais, contudo atualmente a tendência se tornou predominante, sendo o mais importante a geração de resultados. Inovações contínuas ajudaram a aumentar a eficácia dos produtos, como o uso do índigo japonês, pela empresa Tatcha, para tratar inflamações, ou pérolas de ouro rose, para dar luminosidade ao pó compacto Invisible Light Translucent Powder Duo, o lançamento mais recente da BareMinerals.

O “natural” definitivamente entrou na moda! Consumidores mais “antenados” acreditam cada vez mais que o natural também pode ser bonito e eficaz. Esses consumidores prestam atenção aos rótulos e tendem a querer produtos que excluem ingredientes potencialmente nocivos. Seguindo essa tendência, empresas ofertantes têm, cada vez mais, reformulado seus produtos com uma maior proporção de ingredientes verdadeiramente naturais, segundo o nosso estudo  Natural Personal Care Global Series. Além disso, algumas marcas incluem o conceito “farm-to-face” (em tradução livre “da fazenda para o corpo/a face”) em suas práticas, como visto em marcas de cuidados para a pele como Tata Harper, que tem como fonte de todos os seus ingredientes uma fazenda em Vermont, e a NUDE, que inclui super alimentos naturais em suas formulações.

Nomes importantes no setor de produtos naturais como Burt’s Bees (Clorox) e Origins (EL Companies) continuam liderando o mercado global de produtos de beleza, enquanto inúmeras marcas novas, tais como 100% Pure e RMS Beauty, ganham força rapidamente neste mercado.

Também observamos que os varejistas estão dando mais atenção a esse setor. A Target continua incluindo novas marcas naturais e recentemente adicionou os tratamentos de pele  das  marcas  nügg  e  da  Fig+Yarrow. A Credo Beauty, que surgiu como uma loja on-line dedicada a marcas de produtos naturais de cuidados com a pele, inaugurou recentemente a segunda loja em Nova York; aos poucos, está colocando em prática o plano de se tornar a primeira rede de lojas multimarcas de produtos especiais de beleza nos Estados Unidos com ênfase exclusivamente em produtos naturais de cuidados com a pele. A Sephora continua dando atenção a essa área em seu site, que atualmente apresenta o vídeo “Introducing Future Naturals, Let’s Get Real About Natural Ingredients That Really Work” [Em tradução livre: “Apresentando os produtos naturais do futuro: Vamos falar sobre ingredientes naturais que funcionam de verdade”], juntamente com uma linha de produtos relacionados. A Spacke NK também dedica um espaço maior na prateleira para os cosméticos naturais.

* Para obter mais informações sobre tendências e novidades, e principalmente dados exatos, consulte a oitava edição do estudo de mercado Natural Personal Care Global Series, elaborado pela Kline, que traz uma análise sobre o mercado mundial de produtos de higiene pessoal e cosméticos naturais e orgânicos.
 

Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline
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