Pelas barbas

Pelas barbas
       
A atenção com os barbudos tem crescido e a indústria já entendeu que eles precisam de cuidados especiais. Sendo assim, o desenvolvimento deste mercado não deve parar 


Há não muito tempo, era raro ver tantos homens cultivando generosas barbas. Mas, conforme o tempo foi passando, tendências foram surgindo ao redor do mundo e portar barbas ? de diferentes tamanhos e formatos ? passou a se tornar algo mais comum. Por muitos anos, os homens não puderam contar com uma ampla oferta de produtos de beleza e, ainda que hoje o mercado de cosméticos masculinos ? e aqui não estamos falando de itens de higiene pessoal como desodorantes, cremes e aparelhos de barbear, shampoos antiqueda e anticaspa ou mesmo shampoos regulares, todos bastante consumidos e, no caso deste último, basicamente utlizando produtos criados principalmente para às madeixas femininas. A cosmética masculina de fato, com produtos para cuidados da pele do corpo e do rosto, ou de cuidados diferenciados com os cabelos ainda é bastante restrita  em termos de opções.

A consultoria de mercado britânica Euromonitor, destaca que, apesar da grande lacuna entre os mercados masculinos e femininos (o gasto per capita dos homens com produtos de higiene e beleza foi de US$ 6,50 em 2015, quase nada frente aos US$ 58,50 para mulheres), os limites não são muito bem definidos. Isso se deve ao número de produtos femininos que também são utilizados pelos homens, como os próprios shampoos; e vice-versa, como por exemplo, lâminas de barbear, ainda utilizadas por muitas mulheres para depilar as pernas. Analistas da consultoria também apontam o fraco crescimento econômico para justificar o desempenho tímido nos últimos anos dos produtos masculinos. Para os analistas da consultoria isto ocorre porque os homens ? nesses períodos ? são mais propensos a descartar os produtos de grooming ? exceto as lâminas ? de sua cesta de compras, do que as mulheres, que consideram os itens de beleza como essenciais. O crescimento das vendas no mercado de cuidados masculinos global desacelerou para 3,1% no ano passado, depois de  uma taxa de crescimento anual composta de 5,7% nos cinco anos até 2015, de acordo com dados da consultoria. "O mercado masculino) é uma área chave para todos os atores da indústria, e seu foco, agora, é entender o que motiva os homens a usar os produtos e como deixá-los confortáveis para comprá-los. O escopo de crescimento existe em mercados dinâmicos como os EUA, Índia e Brasil, mas isso deve acontecer no longo prazo" disse Nicholas Micallef, analista de beleza e cuidados pessoais da Euromonitor em entrevista ao diário britânico Financial Times.

Mas, ainda que sem a musculatura e a agilidade de categorias maiores e mais desenvolvidas, o mercado de produtos cosméticos para homens vem se desenvolvendo. "O crescimento do segmento masculino é notório, principalmente em produtos específicos como os para a barba", considera Brenda Paula Magalhães, química e responsável pelo P&D da Facinatus Cosméticos, empresa goiana de venda direta.

Os produtos para cuidar da barba vêm recebendo uma atenção especial por parte da indústria cosmética, tanto de empresas tradicionais e que já operam no mercado há muito tempo, como de jovens companhias que resolveram apostar suas fichas no mercado masculino.

Esse movimento deve continuar. Inúmeras marcas e linhas para o cuidado específico dos pelos do rosto apareceram, sendo algum deles bem específicos, visando inclusive o trato da pele "escondida" sob a barba. Segundo a cosmetóloga Sonia Corazza, há uma série de agravantes que fazem com que a pele nesta parte do rosto de muitos homens seja bem mais sensível se comparada com outras partes do corpo. "A presença massiva de folículos pilosos (a estrutura da pele que permite o surgimento do pelo) desenvolvidos com um padrão de crescimento diferenciado trazem a rotina masculina uma tarefa diária de corte, que afeta diretamente a sensibilidade cutânea. Naturalmente mais oleosa e propensa à formação de pseudo foliculite (pelo encravado), a pele facial masculina pode apresentar pápulas eritematosas, eventualmente com secreção purulenta", justifica a profissional.

Desempenho que anima
Na grande maioria dos casos, os homens que optam por cultivar uma barba de respeito, especialmente os jovens, tendem a ter um pouco mais de conhecimento das suas próprias características, como grau de oleosidade da pele, dos cabelos e da própria barba, por exemplo. "Eles conhecem suas necessidades. Por exemplo, ao se barbear, eles sabem o tipo de pele que possuem e procuram por produtos que sejam apropriados, como para pele sensível, normal ou oleosa", acredita  Eucimar Alves, gerente técnica da Maxiline, empresa mineira de produtos profissionais e dona da marca Bravus, de cuidados masculinos. Esse público também costuma ser mais propenso a se cuidar, o que ajuda a explicar o aparecimeto de um grande número de barbearias em diversas cidades brasileiras. Essa parcela do público masculino sabe o que quer (ou ao menos busca informações) e está buscando itens cada vez mais específicos.

De olho neste no aumento no número de barbearias, a Go.Man, jovem empresa paulista dedicada exclusivamente à categoria de cosméticos masculinos, aproveitou para acelerar o lançamento de sua linha no varejo. "Quando lançamos a GO e o mercado compreendeu nossa proposta de foco exclusivo no público masculino, a linha de cuidados de barba já estava no nosso pipeline, mas ainda não havia sido lançada. A resposta imediata do mercado foi: 'Quando vocês vão lançar a linha de cuidados de barba? Temos demanda e não temos produto'. Esses tipo de produto já existia no universo das barbearias, mas não no varejo onde atuamos. Diante da demanda, antecipamos o lançamento oferecendo um produto posicionado para a realidade do varejo e a resposta do mercado tem sido muito positiva", recorda Bruno Weiers, sócio e diretor Comercial da Go.Man.

A Dr. Jones é outra marca jovem criada com intuito exclusivo de atender às necessidades dos homens. De acordo com Wagner Rusca, responsável pelo Marketing da companhia, os produtos desenvolvidos para cuidar da barba têm ganhado bastante relevância no segmento de cosmético como um todo. Ele afirma que a marca entendeu que o homem moderno evoluiu e, pelo fato de estar consumindo mais produtos de beleza, a Dr. Jones lançou no ano passado o The Shaving Solution, que é um balm multifuncional que pode ser utilizado de diferentes maneiras no trato da barba. O produto funciona tanto como um hidratante para a barba, como um creme de barbear ou para desenhar o corte, já que tem formulação transparente, ajudando na visualização da linha. "Outro item do portfólio que é multifuncional e ajuda nos cuidados com a barba é o Isotonic Shower Gel, que serve para os cabelos, barba e corpo e que limpa e ajuda a restabelecer a hidratação dos pelos, afinal eles precisam de cuidados assim como os cabelos. Estes produtos ilustram fortemente o desempenho da subcategoria de cuidados com a barba, posto que apresentou números expressivos nos lançamentos, e mais ainda em suas recompras", acrescenta o executivo.

Familiarizando rotinas
Um ponto importante no desenvolvimento de uma categoria é entender como um determinado produto é incorporado à rotina de seu público. Com a percepção de suas reais necessidades tendo aumentado entre eles, a experimentação também passa a fazer parte da realidade dos homens. "Antes o homem usava no máximo um shampoo específico. Hoje, a procura por novos produtos e procedimentos voltados para eles cresceram e tendem a crescer muito mais", crê Cláudia Vieira, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de produtos da Sofisticatto, outra empresa de Goiás e que opera no canal de venda direta.

Mas o fato de estar mais disposto a experimentar não quer dizer que os homens vão sair por aí incorporando novos passos e produtos à sua rotina de beleza. Na visão de Bruno Weiers, da Go.Man, para que algum produto seja efetivamente incorporado à rotina masculina e lá se mantenha é mandatório que este produto entregue benefícios perceptíveis a ele. ?No caso dos produtos de barba, a necessidade surgiu naturalmente com a tendência das barbas um pouco mais compridas. Pela fisiologia dos pelos da barba e da pele do rosto, a barba é naturalmente mais ressecada e rebelde do que os cabelos, por isso requerem produtos específicos para higiene, cuidados diários e tratamento. O ph do rosto é diferente do couro cabeludo, por isso, para nós, não faz sentido ter um shampoo para cabelo e barba. A experiência e o feedback dos consumidores têm nos mostrado que acertamos?, celebra o empresário.

No intuito de criar produtos para necessidades específicas, a carioca Aspa Cosméticos, especializada em desenvolver produtos em aerosol, busca equacionar inovação, embalagem prática e funcionalidade  ?Para o homem considerar o uso regular desse tipo de produto, ele necessita de incentivos especiais que possam ser sentidos e comparados favoravelmente em relação a outros produtos do mercado?, opina. ?O homem precisa de razões racionais para, primeiro, admitir experimentar, e depois incorporar estes produtos no seu uso diário?, acredita Demetre Giokaris, diretor da marca.

Já Manuella Bossa, presidente da Truss, empresa de cosméticos profissionais do interior de São Paulo, revela que o comportamento do homem em relação aos cuidados com a beleza ao longo dos anos teve total influência no desenvolvimento da nova linha da marca, a Truss Barber & Moustache, que compreende, shampoo e condicionador para barba. A empresa precisava de um movimento focado no universo masculino, aumentando assim a competitividade frente ao mercado, a fim de conquistar novos consumidores e fidelizar ainda mais quem já comprava os produtos de cabelos da marca. ?Antes o homem só dava atenção em manter a aparência. Hoje ele quer se sentir mais confiante, ter estilo, experimentar diferentes produtos e já entende que os cuidados com a barba e pelos faciais precisam da mesma atenção dada aos cabelos?, compara.

Cuidados específicos
Se a fisiologia da barba e do cabelo (assim como a da pele do rosto e a do couro cabeludo) são diferentes, as formulações dos produtos destinados aos cuidados com a barba também precisam de tratamento específico. "Nossos shampoos de barba têm tensoativos mais suaves do que os shampoos para os cabelos, funcionam como uma limpeza facial. Nossos óleos contêm exclusivamente óleos vegetais, são livres de silicones ou óleos minerais. Tudo pensado para garantir performance nos resultados de maneira perceptível", assegura Bruno Weiers, da Go.Man.

Wagner Rusca, da Dr. Jones, concorda que a barba exige um cuidado maior na limpeza pelo fato de estar mais exposta ao sol e efeitos do dia a dia e, sendo assim, pode "carregar" mais sujeira. "Em geral a pele pode ficar mais ressecada também. Por isso sugerimos que os homens utilizem um gel de limpeza, shampoo e ou esfoliante para auxiliar na limpeza, evitando por exemplo, pelos encravados e pele oleosa. E o The Shaving Solution ajuda na hidratação da pele desta região e dos pelos que ali crescem e que geralmente são mais ?secos?. Fora isso, esse balm ajuda a hidratar a pele na região da barba (que contém os folículos dos pelos) para que o deslizar da lâmina seja menos agressivo, mais suave", pontua.

Além das diferenças existentes entre os fios da barba e do cabelo, Brenda, da Facinatus, adiciona ainda as disparidades que há entre a pele do homem e da mulher. "A testosterona determina as características da pele do homem. Em geral essa pele, tanto do rosto como do corpo, é mais espessa (cerca de 20% mais que a pele feminina), mais oleosa (os homens têm mais glândulas sebáceas e portanto, têm mais poros e ambos são maiores que nas mulheres) e envelhece de forma diferente, pois possui mais colágeno. Nesse contexto é preciso desenvolver produtos que não estimulam a produção de oleosidade, visto que isso já acontece naturalmente nessa região da pele. O cuidado na seleção de ingredientes e insumos deve partir desse princípio e esse tem sido o nosso objetivo, selecionar insumos que agregue cuidado, simplicidade, funcionalidade e bem estar aos nossos consumidores", diz a gestora de P&D da empresa goiana.

Auxílio de ingredientes
As fornecedoras de matérias-primas tem trabalhado para ajudar a viabilizar o lançamento de um arsenal de produtos cada vez mais específicos para os cuidados com a barba pela indústria cosmética. ?Hoje o mercado de cuidados para homens tem uma tendência de crescimento e com certeza novos horizontes serão abertos para este mercado?, avalia Célia Regina Borimecico Alves, coordenadora de Marketing da Química Anastacio, distribuidora de ativos e ingredientes para a indústria de beleza. "Há um aumento na procura por produtos específicos para facilitar o processo de barbear, assim como para tratar a pele após este procedimento", reforça Vanessa Silva ? coordenadora de Tecnologia & Inovação da Cosmotec, que também atua na distribuição de ativos e ingredientes para a indústria cosmética.

Célia conta que a Química Anastacio tem buscado promover alternativas naturais a produtos comumente usados no mercado, com intuito de oferecer tratamento, tanto da barba quanto da pele que está debaixo dela. Entre esses ingredientes, estão o Plantsil e o Abysoft. "O Plantisil é o substituto para os silicones proporcionando suavidade e maciez, além da formação de filme. Já o Abysoft, vem para o tratamento da pele e do pelo, um ingrediente multifuncional que proporciona cuidado e a formação de um filme aveludado na pele, ao mesmo tempo que promove maciez, volume, elasticidade e um brilho discreto", situa.

Para o tratamento e a recuperação da pele sensibilizada após o barbear, a Cosmotec indica o Defensil-Plus, da marca suíça Rahn. "É um ativo que apresenta conteúdo elevado de ácido -linolênico e ácido linoleico, que auxiliam na recuperação da função de barreira, além de conter ácido estearidônico e altos níveis de fitoesteróis, que minimizam o processo inflamatório causado pela lâmina de barbear. Desta forma, proporciona alívio da pele irritada, reduzindo o desconforto e vermelhidão local", conta Vanessa. "Já o Phytosphingosine é um ativo derivado de ceramidas e que apresenta propriedade antimicrobiana, além de atuar como agente anti-inflamatório natural, contribuindo, desta forma, para reduzir a inflamação e auxiliar no controle da acne", emenda. A coordenadora de Tecnologia & Inovação da Cosmotec acrescenta que existe uma demanda para cuidados diários da barba e bigode, com produtos que modelam, promovem maior maciez e brilho suave aos pelos após a aplicação. "Para a linha de cuidados diários, destacamos o Silsoft Silicone Gel, um elastômero de silicone que apresenta estrutura de gel. Proporciona excelente sensorial, com suavidade, maciez e melhora da espalhabilidade de formulações. Auxilia na redução da pegajosidade, permitindo maior conforto na aplicação."

Opções em embalagens
Quando o homem está começando a se habituar com algum produto em sua rotina, há um outro ponto que também pode auxiliar bastante: a embalagem. E, neste quesito, há diversos atributos que o público masculino costuma se atentar. O principal deles é a praticidade. ?Facilidade de uso é fundamental para o público masculino. A embalagem mais tradicional para os óleos de barba costumava vir com um conta-gotas. Optamos por agregar uma válvula dosadora.

Quanto mais prática melhor?, relembra Bruno, da Go.Man. Cláudia Vieira, da Sofisticatto, de Goiás, adiciona mais um ingrediente. "Pensamos na praticidade e resistência das embalagens, pois, às vezes, esses produtos vão da casa para a academia e não podem vazar na mochila, etc. Mas isso não impede um design diferenciado para ela, mesmo que não seja o principal atrativo de compra para o homem", agrega ela.

Manuella Bossa, admite que, no quesito de identidade visual, a Truss busca uma embalagem que imprima contemporaneidade, beleza e praticidade. "O fato dela ser standard ou não, não impacta nestes quesitos", resume a empresária. Entretanto, Wagner Rusca, da Dr. Jones acredita que a indústria precisa ainda se desenvolver na oferta de embalagens standards com design mais arrojado e funcional. "O mercado precisa destes materiais, porém há escassez na oferta", critica.

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