Primeira edição da In-Cosmetics no Brasil agrada expositores

A primeira edição da in-cosmetics na América Latina – a feira de negócios focada em ingredientes do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) - aconteceu no World Trade Center em São Paulo, entre os dias 9 e 10 de setembro de 2014, reunindo fornecedores internacionais e locais (como Basf, Croda e Merck, Beraca, Chemyunion e Oxiteno), distribuidores brasileiros (como Dinaco, Ion, M.Cassab e QuantiQ), e profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento de toda América Latina.
  
Além da feira em si com exposições de renomados fornecedores, o evento contou com workshops sob o tema “Tendências e Desafios na Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos”. O mercado premium de HPPC; a inovação em cosmetologia; a nanotecnologia em cosméticos; a biotecnologia; o sensorial em skin care; e a importação de ingredientes cosméticos no Brasil foram algumas das temáticas abordadas.
   
Durante a tarde, os seminários com foco em formulações preencheram a programação. Temas como: inovação em tratamento capilar; produtos cosméticos derivados de cana de açúcar; combinação de biotecnologia e derivados botânicos; avanços em aditivos de alto brilho para cuidados com a pele e cabelo; e surfactantes suaves foram apresentados.
   
No seminário “Como formular produtos de Alto FPS com filtros UV inorgânicos”, Isabella Borges Rathol, Gerente de Vendas Brasil da Kobo Products, Inc., apresentou a evolução do mercado de proteção solar no mundo, com destaque para a utilização em produtos híbridos em maquiagem e skin care. De acordo com a dirigente, no Brasil, o mercado de fotoproteção acompanhou a demanda do consumidor mais consciente que impulsionou o crescimento de 4,3% do segmento.
   
Philip Ludwig, Gerente Global de Desenvolvimento da Lonza, apresentou o seminário “Combinando os avanços em biotecnologia e derivados botânicos para desenvolver ativos inovadores para o tratamento da pele e dos cabelos” e destacou o fato de que produtos naturais muitas vezes são vistos erroneamente como um fim em si mesmo e afirmou: “não se trata apenas de 'produtos naturais', há tecnologia de ponta e muita pesquisa desenvolvida nesses produtos”.
   
Falando sobre “Produtos cosméticos derivados de cana-de-açúcar: Promovendo um impacto positivo no mundo através da ciência”, João Paulo Rossi, executivo da Amyris, dissertou sobre a multifuncionalidade dessa matéria-prima que pode ser usada tanto em cosméticos, quanto em fragrâncias e aromas; além de seu fácil acesso devido à produção em larga escala no País.

Direto ao Ponto  

Na área de exposições que contou com mais de 150 empresas de mais de 20 países o clima durante os dois dias era exclusivamente de negócios. Com stands padronizados e acesso mais restrito, a organização do evento ganhou elogios quanto ao networking que possibilitou. “A feira foi boa porque estava compacta. As pessoas vêm interessadas em negócio mesmo e circulam com menos dificuldade”, afirmou Daniella Lopes Francischetti, Gerente de Marketing da Solabiá.
   
Amanda Caridad corroborou com a opinião de Daniella  atribuiu o fato ao foco da feira. “Acredito que a in-cosmetics seja mais focada na indústria de insumos cosméticos, assim há um diálogo mais direto e comercial”, finalizou.         
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