Renata Aschar lança nova edição do livro Brasil Essencia, em São Paulo

Renata Aschar lança nova edição do livro Brasil Essencia, em São Paulo
Edição atualizada da publicação será apresentada em evento no Shopping Iguatemi, na quinta-feira (22/9)


Uma das mais importantes referências sobre o mercado de perfumaria no Brasil, o livro Brasil Essencia: A Cultura do Perfume, escrito em 2001, pela especialista Renata Ashcar vai ganhar uma nova edição atualizada. O lançamento para convidados acontece no próximo dia 22/9, a partir das 19h00, no espaço Lounge One, do Shopping Iguatemi São Paulo.

Dividido em três capítulos: O Perfume, O Perfume no Mundo e O Perfume no Brasil, o livro é um verdadeiro compêndio sobre a origem, história e atualidade do item indispensável no dia a dia de qualquer pessoa, o perfume. Começa explicando o sentido do olfato, a arte da perfumaria, seus ingredientes, procedências, métodos de extração, pirâmide olfativa e famílias olfativas. “Para tornar este conhecimento ainda mais didático, criei uma árvore olfativa que ensina a arte da perfumaria baseada em minha experiência profissional”, explica Renata. O desfecho da obra se dá pela história da perfumaria no Brasil com a chegada da corte portuguesa e as raízes culturais relacionadas ao perfume a partir dos índios, com os hábitos religiosos e a influência africana que transformaram o País em um dos líderes em consumo de perfumes no mundo e uma das mais sólidas indústrias mundialmente falando.

Além da nova edição do livro, Renata está com o seu trabalho exposto numa exposição no próprio Iguatemi. Ela é a curadora olfativa da exposição AROMATIQUE - Alquimia dos sentidos, que fica na Praça Iguatemi até 25 de setembro, como parte das ações que celebram o cinquentenário do Shopping. A instalação reúne 20 fragrâncias icônicas, brasileiras e internacionais, num belo jardim formado por diversos arranjos. Ao percorrer o espaço, os visitantes serão impactados pela beleza do jardim e pelas lembranças de aromas que já fizeram parte de suas vidas. Essa relação entre fragrâncias e natureza é potencializada pela presença de borrifadores que são acionados por sensores quando o visitante se aproxima. Ele poderá, então, sentir a fragrância de um dos vinte perfumes, em meio às flores, plantas e especiarias que são ingredientes daquela essência em particular. Além da experiência sensorial, haverá painéis com informações sobre cada fragrância, resgatando dados históricos e curiosidades. “Doce, fresco, forte, suave, sensual, intenso... Esses são alguns termos que usamos para definir um perfume, sempre ligados aos sentidos. Além dessas características, nos apoderamos de algumas sensações ou lembranças”, explica Renata. Os perfumes selecionados para esta exposição são grandes clássicos da história mundial.

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