Sabonetes: o hábito faz o uso

O brasileiro tem hábito de consumo muito peculiar. Quando compra sabonetes gosta de ter variedade. Sempre que compra, acaba levando logo uns quatro ou cinco, todos diferentes. Gosta de ter variedade de perfume e cor por mais que ainda seja fiel à marca. As grandes marcas tiveram de entender isso e oferecer essa diversificação. “O lado negativo para os detentores das marcas, é que acabam tendo que produzir diversos lotes menores, perdendo assim a vantagem do volume total de produção e compra de matéria prima e material de embalagem”, observa Rodrigo Papov, gerente de Marketing & Produtos da Leclair, empresa que atua no ramo da terceirização de sabonetes.

Além de linhas grandes com suas variantes, hoje existem sabonetes específicos para uso masculino, infantil, baby, aftersport, pós barbara, para ocasiões especiais, para lavabo, para rosto, mãos e muito mais.  Ou seja, já se foi o tempo que sabonete era o mesmo para todos na família. Agora cada um tem o seu. “E isso é irreversível. Já está implantado no hábito dos consumidores de todas as classes sociais”, reforça Rodrigo.

E a coisa toda está dando frutos. Preenchendo uma lacuna no mercado quando se trata de um sabonete com a “cara” do homem, algumas empresas no Brasil e no mundo vêm se desdobrando para oferecer soluções para esse público específico. Lá fora, a marca Old Spice, da P&G, anunciou recentemente que está lançando um novo lineup de sabonetes perfumados em barra, exclusivamente voltados para “eles”. É o caso do Pure Sport, um sabonetes perfumados mais populares da Old Spice. A P&G criou para ele alguns elementos de design idênticos à também icônica linha de desodorantes e body wash da marca, permitindo que eles sejam rapidamente identificados pelo consumidor nas gôndolas.

“Com a nova apresentação do sabonete Old Spice, nós queremos mostrar aos mais de 40% dos consumidores leais aos sabonetes em barra, que nós estamos ao lado deles, oferecendo uma solução ao mesmo tempo perfumada e viril”, diz Joe Arcuri, vice-presidente de Beauty Care para a América do Norte da P&G. “Sabemos que muitos homens sofrem de uma espécie de ‘vergonha tácita’, e simplesmente usam qualquer sabonete que suas mulheres compram. Assim, nós estamos entrando em campo para ajudar esses rapazes a recuperar seu território no chuveiro”, finaliza o executivo.

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