Silício orgânico biodisponível pode aumentar a velocidade do crescimento do cabelo em mais de 37%

O consenso entre os dermatologistas é geral, quando o assunto é rejuvenescimento: silício orgânico biodisponível. A reposição oral tem garantido resultados significativos (efeito lifting oral e fortalecimento das unhas e cabelos) quanto na saúde como um todo (manutenção da elasticidade das paredes dos vasos e aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo). Com um potencial tão abrangente, era de se esperar o sucesso que vem fazendo nos consultórios.

Ele foi criado há 20 anos em Mônaco e veio para o Brasil pelas mãos da Biotec, como Exsynutriment, nome que acabou sendo mais conhecido que o próprio silício orgânico. E a razão é explicada pelo dermatologista Jardis Volpe. "Este ativo é uma forma estabilizada e concentrada de silício orgânico, capaz de atuar no tecido conjuntivo, reestruturando as fibras de colágeno e elastina, resultando na reestruturação e firmeza da pele de dentro para fora. Ele tem a capacidade de promover um verdadeiro efeito lifting oral, pois aumenta a elasticidade da pele e tem ação preenchedora das rugas, sendo, assim, eficiente no combate ao envelhecimento, mas estudos recentes (apresentados no congresso americano de dermatologia - AAD - 2010) comprovaram excelentes resultados nos cabelos e o resultado foi um crescimento acelerado dos fios, além de deixá-los mais resistentes e espessos", conta.

Estudo científico publicado no Journal of Investigative Dermatology: suplementação oral de Silício Orgânico Biodisponível, Exsynutriment, e o seu impacto na qualidade dos cabelos - médicos e pesquisadores brasileiros selecionaram 34 mulheres entre 17 e 57 anos, que responderam a um questionário e tiveram 1cm² de um fio de cabelo analisado por espectrofotometria para avaliar a habilidade do cabelo em preservar proteínas em ambiente de estresse físico e químico antes e depois do tratamento de 5 meses. O crescimento do fio foi estudado mensalmente após 3 meses e durante todo o tratamento. As 34 mulheres receberam 30mg de Exsynutriment durante todo o período.

A avaliação da perda de proteína foi verificada com a divisão de amostras em 6 grupos: antes e depois do tratamento, o crescimento (antes e depois) e estabilidade. Resultados: 83% das pacientes perceberam o aumento da qualidade dos fios. Em 79,41%, houve crescimento dos fios e 37,6% notaram uma maior velocidade do crescimento dos fios. A análise da perda de proteína demonstrou que no grupo em que os fios cresceram mais houve um dano menor em proteínas, mas, mesmo nos outros grupos, também houve uma diminuição da perda. Na opinião das pacientes, houve uma melhora muito evidente. A conclusão determinou que Exsynutriment é benéfico para os cabelos, pois promove o crescimento dos fios e aumenta a sua resistência contra as agressões.

A empresa monegasca tem o foco, desde 1972, quando foi criada, na pesquisa e desenvolvimento do silício orgânico solúvel e biodisponível. O Exsynutriment é um pó constituído de ácido ortosilícico, estabilizado em hidrolisado de colágeno marinho, normalmente prescrito pelo médico e formulado em farmácias de manipulação, com grande biodisponibilidade do silício, em contraste com a pobre biodisponibilidade do silício que provem dos alimentos (aveia, milho, arroz, cogumelos, frango, algas e frutos do mar, por exemplo), em função da modificação do solo das plantações, bem como o processamento dos alimentos.

O silício orgânico está presente também na água potável, mas a ingestão natural deste componente não costuma ser suficiente para repor o seu déficit, sem contar que, com a idade, a sua absorção pelo organismo se torna menor. "Por isso, o importante não é só considerar o silício orgânico, mas é fundamental a sua biodisponibilidade no organismo, para que ele cumpra o seu papel e não seja perdido sem ser aproveitado corretamente", alerta Dr. Jardis. E tudo isso foi comprovado em estudos que mostraram que o Exsynutriment possui uma absorção que chega a 80%, ao contrário do silício sem biodisponibilidade, que oferece apenas 1%. Como produto endógeno, ou seja, como se fosse parte do organismo, não oferece efeitos colaterais e não possui restrição de tempo de uso.

Dentre tantas indicações, como tratamentos nutricionais, dermatológicos e voltados à medicina esportiva e pré e pós-cirurgias plásticas e tratamentos estéticos, uma que se destaca é o tratamento dos cabelos. Novos estudos foram realizados e comprovaram que o Exsynutriment, além de melhorar a qualidade do fio (brilho, resistência e maciez), também acelera seu crescimento. Para Dr. Jardis Volpe, "ele estimula a reposição de cabelos mais grossos e resistentes, melhora muito a queda capilar e fortalece o fio como um todo". O Exsynutriment pode ser manipulado em forma de cápsula, shake, gomas entre outras formas galenicas. A ingestão recomendada é de 5 mg a 10 mg ao dia do oligoelemento silicio. Para obter os resultados desejados, é necessária a ingestão por, pelo menos, três meses.

Alvos Múltiplos

Conheça em detalhes a ação do Exsynutriment:
Pele: protege dos efeitos do tempo e restaura consequências do envelhecimento. Promove efeito lifting oral, pois resgata a elasticidade cutânea e "preenche" as rugas.

Cabelos: estimula o crescimento e nascimento de fios mais espessos e resistentes. Tem ação antiqueda e antiaging.

Unhas: fortalece e estimula o crescimento, prevenindo danos causados pelo enfraquecimento. O silício se liga à queratina, que faz parte da estrutura, o que ocasiona fortalecimento e homogeneidade.

Cartilagem e ossos: previne osteoporose e doenças causadas pela descalcificação. Mantém a densidade óssea, fortalecendo o depósito de cálcio, dentre outros minerais presentes no tecido ósseo.

}

Comentários ()

Blogs

Tags