Sustainable Cosmetics Summit vai debater os gargalos da sustentabilidade no Brasil

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de setembro a cidade de São Paulo receberá a terceira edição do Sustainable Cosmetics Summit, um dos mais importantes fóruns de discussão sobre o mercado de beleza em todo o mundo.

E o tema merece mais destaque do que nunca. Uma pesquisa do Organic Monitor mostrou que o Brasil e a América Latina estão atrasados quando se fala em sustentabilidade. A América Latina é um dos maiores produtores de ingredientes naturais e produtos ecológicos. A região tem quase 20% da terra orgânica global e é o maior produtor de matérias-primas sustentáveis, tais como grãos de café, cacau, açúcar e soja. Para a indústria de cosméticos, os biomas do Brasil são uma fonte importante de ingredientes naturais. Especialidades da floresta tropical, como açaí, pracaxi, andiroba, copaíba e urucum, conquistaram seu espaço nos cosméticos e produtos para cuidados pessoais em todo o mundo.

Apesar de o Brasil e a América Latina terem se tornado grandes exportadores, eles continuam sendo consumidores menores de produtos verdes. Menos 2% das vendas globais de cosméticos orgânicos e naturais são efetuadas na região. Marcas latinoamericanas estão usando ingredientes naturais indígenas, porém a maior parte das formulações cosméticas ainda é convencional, com a presença de conservantes, emulsionantes, surfactantes e emolientes sintéticos. Além disso, poucas empresas de cosméticos locais adotaram estratégias de sustentabilidade coerentes para enfrentar seus impactos ecológicos.

O Sustainable Cosmetics Summit vai abordar algumas das deficiências existentes na sustentabilidade na indústria de cosméticos latino-americana. A
abertura do evento irá contar com a apresentação de George Korres (foto), fundador e CEO da grega Korres Natural Products, originário da mais antiga
farmácia homeopática na Grécia, a marca de cosméticos naturais tem construído uma presença internacional. Korres apresentará insights sobre como marcas podem formular cosméticos naturais usando ervas medicinais e extratos vegetais com êxito.

Dalberto Adulis, do Instituto Akatu, discutirá abordagens para incentivar o consumo sustentável de produtos cosméticos e cuidados pessoais. O Brasil tem o terceiro maior mercado de cosméticos no mundo, mas os impactos ambientais permanecem altos por causa do comportamento do consumidor. No Summit, serão debatidas estratégias para que as marcas de cosméticos e varejistas possam promover o consumo consciente.

Também será compartilhada uma pesquisa com o consumidor sobre produtos sustentáveis: o que os consumidores brasileiros acham de produtos verdes e como elespodem ser encorajados a terem atitudes mais sustentáveis?

Pela primeira vez, uma sessão dedicada abordará as métricas de sustentabilidade. Especialistas do setor vão mostrar como as métricas podem ajudar marcas de cosméticos e empresas de ingrediente na busca pela sustentabilidade. Será dada uma atualização sobre o uso de análises de Ciclo de Vida para medir e reduzir pegadas ambientais. A gigante francesa L'Oreal indicará como as métricas foram usadas para definir metas na sua estratégia de sustentabilidade do “Sharing Beauty for All”. A multinacional de cosméticos planeja aumentar em 1 bilhão o seu número de consumidores e reduzir a sua pegada ambiental em 60% até 2020.

Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil, irá compartilhar experiências dos varejistas em medição de sustentabilidade.

Como há muitas marcas latino-americanas enfrentando problemas na hora formular produtos verdes, o Summit dedica uma sessão e o workshop para ingredientes verdes. Judi Beerling, Chefe de Pesquisas Técnicas na Organic Monitor, ministrará um workshop interativo em que os participantes receberão noções de como substituir emulsionantes, tensoativos e emolientes sintéticos em formulações de produto. Também serão discutidas as alternativas verdes para SLS/SLES e materiais petroquímicos relacionados. Maria Inês Harris, do Instituto Harris, irá destacar os problemas de segurança associados com ingredientes naturais. Outras apresentações abordarão a inovação usando ativos naturais, estratégias de preservação com ingredientes verdes, vegetais sustentáveis e desenvolvimento de cosméticos orgânicos e naturais.
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