Unilever assume liderança do mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil

- Companhia anglo-holandesa assume a posição da Natura, líder do mercado desde 2005 quando ultrapassou a Avon
- Francesa L´Oréal entra no TOP 5 do mercado nacional, desbancando a empresa norte-americana de venda direta
 

Há tempos o ranking das maiores empresas do mercado de beleza no Brasil por participação de mercado não via tantas mudanças. Após quase uma década o mercado brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos tem um novo líder. A Unilever, dona de marcas como Dove, Rexona e TRÉSemme, assumiu o topo do mercado brasileiro, posição que era ocupada pela gigante brasileira da venda direta Natura desde 2005, quando ultrapassou a sua rival e então líder do mercado Avon.

Na outra ponta a mesma Avon deixa o grupo das cinco maiores empresas do país por participação de mercado, dando lugar para a francesa L´Oréal, maior companhia de cosméticos do planeta e que tem realizado grandes investimentos no país desde o início da década. O Grupo Boticário, que além da marca mãe controla quem disse,berenice? (maquiagem) e Eudora (venda direta) se manteve na terceira posição, assim como a Procter & Gamble, dona das marcas Pantece e Wella, que continua em quarto lugar.  As informações são da consultoria britânica Euromonitor, que monta o ranking com base nas vendas de produtos das seguintes categorias: banho e higiene, desodorantes, cabelos (incluindo coloração), maquiagem, cuidados masculinos (excluindo lâminas e sistemas de barbear), higiene oral, fragrâncias, cuidados com a pele, depilatórios, proteção solar além de kits de produtos e produtos específicos para bebês e crianças. A Euromonitor não informou à reportagem o market share de cada empresa.



 
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