Adelaide e Francisco Rodrigues, fundadores da Hinode, serão homenageados no Hall da Fama do Prêmio Atualidade Cosmética

Adelaide e Francisco Rodrigues, fundadores da Hinode, serão homenageados no Hall da Fama do Prêmio Atualidade Cosmética
Em 2007, o Prêmio Atualidade Cosmética instituiu o seu Hall da Fama, com a proposta de imortalizar os nomes que com o seu talento, coragem, trabalho e dedicação construíram a grandeza do mercado brasileiro de beleza.

As indicações da organização do prêmio para os quadros do Hall da Fama levam em conta a trajetória profissional e os desafios enfrentados e vencidos para alcançar um lugar de destaque. Também o carisma e a admiração que o nome exibe entre seus pares, clientes e fornecedores e, principalmente, o impacto que a empresa que ele construiu teve para a evolução e o desenvolvimento da indústria e do varejo de beleza do Brasil e/ou da América Latina, aliada à solidez e à possibilidade de perenidade das suas ideias e dos negócios que elas geraram.

Analisando todos esses elementos, não tivemos a menor dúvida de que, em 2016, os nomes que deveriam ser indicados para o Hall da Fama do Prêmio Atualidade Cosmética são os de Adelaide Rodrigues e Francisco Rodrigues, fundadores da Hinode - uma das empresas que mais tem movimentado o mercado nos últimos anos, mas cuja trajetória começou a ser construida há quase três décadas.

Nós, de Atualidade Cosmética, tivemos o privilégio de acompanhar de perto todas as lutas e desafios, bem como o talento e a fé que foram empregados na construção do sonho da Hinode, um negócio que é, antes de tudo, fruto da crença, do suor e dos esforços da própria Família Rodrigues, que chegou a comprometer o seu patrimônio pessoal em prol do negócio. Por isso, reconhecemos e valorizamos ainda mais o sucesso que a empresa (e a família) conquistaram, porque sabemos que ele não é fruto do acaso. Foi preciso muita perseverança para construir uma empresa tijolo por tijolo – nem sempre na velocidade almejada – enfrentando crises econômicas, desafios mercadológicos em um ambiente que ficou sempre mais complexo e competitivo ano após ano.
 
Essa construção difícil foi o que garantiu bases muito sólidas para que a empresa deslanchasse no início desta década como um negócio de grande valor e com sólidos valores. O fato de a Hinode ter sido constituída como uma fabricante de produtos cosméticos e não como uma empresa de venda direta multinível. Pode parecer um detalhe insignificante, mas na venda direta multinível, isso faz toda a diferença. Muitas empresas neste canal se preocupam apenas em agregar mais e mais pessoas como forma de alavancar o negócio, deixando o desenvolvimento de produtos em segundo plano. Só que, ao final do dia, o que o consumidor quer é um produto de excelente qualidade por um preço que ele considere adequado. É isso que sustenta o negócio no médio e longo prazo e ajuda a explicar a consistência dos resultados da Hinode. Essa não é necessariamente uma verdade para a maior parte das empresas que operam no multinível, o que explica o fato de a grande maioria delas não conseguir se sustentar no mercado por períodos maiores de tempo e que só reforça a consistência da empresa construída por Adelaide e Francisco.

O poder de transformação da venda direta sempre foi cantado em verso e prosa.

Mas Adelaide e Francisco viveram, de fato, essa transformação antes mesmo de montar a Hinode. A história de vida deles reflete a grandeza das oportunidades que a venda direta oferece para quem está disposto a trabalhar de verdade, a correr atrás e não ficar esperando que as coisas aconteçam por osmose. Acreditamos que a missão da Hinode, de transformar a vida das pessoas, é na verdade a história de vida da família Rodrigues. Com coragem e ousadia para criar a própria empresa num período de grandes incertezas econômicas, a Hinode propiciou a oportunidade de estender essa oportunidade para centenas de milhares de pessoas ao longo dos 28 anos de vida da companhia. Essa missão ganha um significado ainda mais forte dado o atual momento da economia brasileira, com o desemprego atingindo pessoas talentosas e cheias de vontade. Muitas dessas pessoas estão encontrando na Hinode a oportunidade para mudar de vida. 

Também nos encanta a lealdade com que vocês tratam os seus fornecedores de longa data, que atendiam à Hinode quando ela ainda era uma empresa pequena e que não foram simplesmente trocados quando o negócio deduplicou de tamanho. Entendemos que também em relação a eles, a missão da Hinode – de transformar a vida das pessoas – se aplica. Afinal, muitos pequenos fornecedores, que vendiam mil peças para vocês nos primórdios da empresa, hoje, fabricam centenas de milhares de peças para acompanhar o sucesso de vocês.

Para finalizar, o ponto que é o mais importante na opinião da equipe de Atualidade Cosmética: a solidez moral, o foco no trabalho e a cumplicidade da família com o negócio. A Hinode é uma companhia de valores familiares, no melhor sentido da palavra. A família sempre esteve unida, desde os primórdios da empresa, para fazer o negócio acontecer e, com isso, permitir que mais e mais pessoas realizassem o sonho que também foi o de vocês: de transformar suas vidas. Particularmente, admiramos demais as pessoas que se “sacrificam” para alcançar os seus sonhos, enfrentando todas as provações que o caminho para o sucesso impõe.

A homenagem será realizada durante a cerimônia de entrega do 24º Prêmio Atualidade Cosmética, no dia 08 de novembro, às 19h00, no Teatro Bradesco, em São Paulo.

Ao ingressarem no Hall da Fama do Prêmio Atualidade Cosmética, Adelaide e Francisco Rodrigues estarão ao lado dos seguintes nomes: Miguel Krigsner (O Boticário), Luiz Seabra (Natura), Hirofumi Ikesaki (Ikesaki), Erotilde Diniz (Drogaria Iguatemi), Peter Gottschalk (Wheaton), Leopoldo Mesquita (L´acqua di Fiori), Antonio Amador (IFF), João Carlos Basilio da Silva (Abihpec), Joãosinho Di Domênico (químico), Eduardo Belmont (Belcorp/Peru), Sônia Corazza (cosmetóloga) e Daniel de Jesus (Niely).

O 24º Prêmio Atualidade Cosmética tem o patrocínio Diamante da Patrus Transportes e da Cramer; o patrocínio Ouro da Antilhas e da Interfab; patrocínio Prata da Vollmens, da Faculdades Osvaldo Cruz, da Lange e da Kosmoscience; além do apoio da Isan, Citratus, Dierberger, Matriz Group e L´essence.