Indústria se destaca no fornecimento ético

Com a poeira gerada pela RIO +20 já baixa, cresce o entendimento de que o setor provado terá que assumir a liderança de certos aspectos do desenvolvimento sustentável, como consumo responsável e fornecimento ético.

O documento final trouxe uma série de propostas e visões, mas pouco de realmente concreto. A sensação que ficou, é de que cada nação irá cuidar das questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, de acordo com as suas necessidades .


Nesse cenário, boa parte do onus de estabelecer referências e padrões para a sustentabilidade caberá so setor privado.

A edição Latino-Americana do Sustainable Cosmetics Summit
(www.sustainablecosmeticssummit.com/Lamerica/), vai mostrar que muitos avanços já foram realizados pela indústria cosmética nesse sentido.

Várias empresas do setor já são referências em fornecimento de matérias-primas de fontes éticas e sustentáveis. A América Latina está se transformando em uma fonte de projetos que contemplam vários aspectos sociais e ambientais.


Companhias de ingredientes multinacionais como a Symrise, Givaudan e Laboratories Expanscience, estão envolvidos em projetos de de fornecimento ético na região, e em busca de novos ingredientes em meio a grande variedade de plantas encontradas na região.

A Union for Ethical BioTrade, uma das organizações mais importantes na defesa do fornecimento ético, apesar de ter sede na Europa, tem metade dos seus associados oriundos da América Latina.

Apesar do setor privado assumir a liderança nas questões de desenvolvimento sustentável, um grande desafio ainda diz respeito ao engajamento dos consumidores. Na indústria cosmética, as empresas investem consideravelmente nos seus projetos de sustentabilidade e fornecimento ético, mas a mensagem não toca todos os consumidores. De acordo com a Union for Ethical BioTrade, menos de 30% dos consumidores olham para os valores sociais e ambientais das marcas de beleza.Educar o consumidor sobre a sustentabilidade será um grande desafio para o setor.

Empresas como a Natura Brasil, Grupo Boticario, LOreal, Beraca e Lab Favre vão compartilhar as suas melhores práticas de sustentabilidade no Sustainable Cosmetics Summit, nos próximos dias 24, 25 e 26 de setembro em São Paulo.

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