Em teleconferência com investidores, os executivos da BrPharma, quarto maior grupo do varejo farma brasileiro, divulgaram os resultados do quarto trimestre de 2012 e do balanço do ano. De acordo com o documento, o grupo que concentra bandeiras como Guararapes, Big Ben, Sant'Ana, Rosário e Farmais, encerrou o ano de 2012 com 1.096 pontos de vendas, sendo 708 lojas próprias e 388 franquias.
A receita bruta da empresa alcançou os R$3.094, 3 milhões, um aumento de 20,9%, comparado com os resultados obtidos em 2011. A margem bruta ficou também dentro das previsões da companhia, 30,6%.
A companhia apresentou EBTIDA de R$191,0 milhões, um número 23% maior do que em 2011, com margem de 6,2% ante 6,1% alcançada em 2011. Já o lucro líquido cresceu 30,6%, resultado abaixo do alcançado em 2011, quando foi registrado crescimento de lucro de 31,3%. Apesar da queda, o CEO da BrPharma, Andé Sá, afirma que esse resultado está em linha com as projeções da empresa. Em valores, o lucro líquido da BrPharma em 2012 ficou em torno dos R$70 milhões.
Na teleconferência, os executivos do grupo afirmaram que as atividades, principalmente do quarto trimestre do ano, foram fortemente impactadas pelo calendário de feriados de 2012. O CEO ainda disse que esse movimento também deve ser observado nos resultados do início deste ano, por conta da antecipação dos feriados de Páscoa e Carnaval e do ano bissexto.
A companhia destacou que o foco de abertura de lojas da empresa continua sendo os mercados nortista, nordestino e do Centro-Oeste, sendo que os dois primeiros receberam 34 novas lojas em 2012, e o segundo registrou 28 aberturas de ponto de venda.
Para o segmento de franquias, em que o grupo atua com a rede Farmais, 2012 foi o ano da retomada de crescimento. A empresa saltou de 359 lojas em 2011 para 388 em 2012, um incremento de 52 novas lojas.
O Departamento Comercial da companhia foi o grande impulsionador do crescimento da BrPharma em 2012, e deve seguir sendo em 2013. Com suas vertentes Compras, Logística e Trade Marketing, o departamento registrou desenvolvimento na área logística com a inauguração de dois novos centros de distribuição. O primeiro, inaugurado em Camaçari, na Bahia, deve sustentar o crescimento da drogaria Sant'Ana, adquirida pelo grupo no começo do ano passado. O outro, localizado na região Centro-Oeste, deve ajudar a BrPharma a diminuir os custos logísticos nessa região, ajudando as redes locais a se destacarem em um mercado com uma competitividade que se acirra a cada dia, com a chegada de novos players vindos do Sudeste.
O grupo também tem investido na melhora do relacionamento com a indústria, para oferecer a seus clientes uma maior variedade de produtos a preços mais baixos, assim como na melhora dos layouts de lojas e no investimento na reforma de pontos de venda, para atrair mais consumidores.
Sobre as Despesas de Vendas Gerais e Administrativas, a BrPharma viu seus custos caírem de 25,3% em 2011 para 24,5% em 2012. Entretanto, apesar disso, os executivos da companhia destacaram que a pressão dos custos foi fortemente influenciada pelo aumento da inflação.
O documento divulgado pela BrPharma ainda ressaltou que aproveita o bom momento vivido pelo varejo farmacêutico brasileiro e pelas grandes redes do setor, para se tornar a maior rede de drogarias do País.
A receita bruta da empresa alcançou os R$3.094, 3 milhões, um aumento de 20,9%, comparado com os resultados obtidos em 2011. A margem bruta ficou também dentro das previsões da companhia, 30,6%.
A companhia apresentou EBTIDA de R$191,0 milhões, um número 23% maior do que em 2011, com margem de 6,2% ante 6,1% alcançada em 2011. Já o lucro líquido cresceu 30,6%, resultado abaixo do alcançado em 2011, quando foi registrado crescimento de lucro de 31,3%. Apesar da queda, o CEO da BrPharma, Andé Sá, afirma que esse resultado está em linha com as projeções da empresa. Em valores, o lucro líquido da BrPharma em 2012 ficou em torno dos R$70 milhões.
Na teleconferência, os executivos do grupo afirmaram que as atividades, principalmente do quarto trimestre do ano, foram fortemente impactadas pelo calendário de feriados de 2012. O CEO ainda disse que esse movimento também deve ser observado nos resultados do início deste ano, por conta da antecipação dos feriados de Páscoa e Carnaval e do ano bissexto.
A companhia destacou que o foco de abertura de lojas da empresa continua sendo os mercados nortista, nordestino e do Centro-Oeste, sendo que os dois primeiros receberam 34 novas lojas em 2012, e o segundo registrou 28 aberturas de ponto de venda.
Para o segmento de franquias, em que o grupo atua com a rede Farmais, 2012 foi o ano da retomada de crescimento. A empresa saltou de 359 lojas em 2011 para 388 em 2012, um incremento de 52 novas lojas.
O Departamento Comercial da companhia foi o grande impulsionador do crescimento da BrPharma em 2012, e deve seguir sendo em 2013. Com suas vertentes Compras, Logística e Trade Marketing, o departamento registrou desenvolvimento na área logística com a inauguração de dois novos centros de distribuição. O primeiro, inaugurado em Camaçari, na Bahia, deve sustentar o crescimento da drogaria Sant'Ana, adquirida pelo grupo no começo do ano passado. O outro, localizado na região Centro-Oeste, deve ajudar a BrPharma a diminuir os custos logísticos nessa região, ajudando as redes locais a se destacarem em um mercado com uma competitividade que se acirra a cada dia, com a chegada de novos players vindos do Sudeste.
O grupo também tem investido na melhora do relacionamento com a indústria, para oferecer a seus clientes uma maior variedade de produtos a preços mais baixos, assim como na melhora dos layouts de lojas e no investimento na reforma de pontos de venda, para atrair mais consumidores.
Sobre as Despesas de Vendas Gerais e Administrativas, a BrPharma viu seus custos caírem de 25,3% em 2011 para 24,5% em 2012. Entretanto, apesar disso, os executivos da companhia destacaram que a pressão dos custos foi fortemente influenciada pelo aumento da inflação.
O documento divulgado pela BrPharma ainda ressaltou que aproveita o bom momento vivido pelo varejo farmacêutico brasileiro e pelas grandes redes do setor, para se tornar a maior rede de drogarias do País.