Natura vence Prêmio Finep de Inovação

Natura vence Prêmio Finep de Inovação em cerimônia realizada no dia 4 de dezembro no Palácio do Planalto, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) concedeu à Natura o Prêmio Finep de Inovação na categoria “Grande Empresa”. Dentre os fatores que contribuíram para o reconhecimento da empresa está o seu índice de inovação que, nos últimos dois anos, foi de 67,2%.

A premiação foi criada para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e pessoas físicas, desenvolvidos no Brasil e já inseridos no mercado interno ou externo. São considerados inovadores as empresas, instituições e inventores que desenvolvem soluções em produtos, processos, metodologias e serviços novos ou significativamente modificados.

A Natura utiliza o modelo de inovação aberta, com parcerias no Brasil e no exterior. Um exemplo de parceria é o programa Natura Campus (que recebeu, recentemente, R$ 6 milhões em investimentos). Lançado em 2006, o programa busca estreitar o relacionamento entre a empresa e as instituições de ciência e de tecnologia. A empresa também desenvolve o Programa Amazônia, cuja meta é envolver, até 2020, cerca de mil pesquisadores em rede, entre colaboradores Natura e membros de instituições de ciência e tecnologia.

Em junho de 2013, a Natura lançou o Cocriando Natura, rede aberta de inovação que convida as pessoas a colaborar e cocriar projetos por meio de ideias e percepções. Em julho deste ano, a empresa assinou contratos com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolvimento de novos produtos e projetos.

O Prêmio Finep de Inovação foi entregue à gerente de Gestão e Redes de Inovação da Natura, Luciana Hashiba, pela presidente Dilma Rousseff, pelo vice-presidente Michel Temer e pelo ministro da Ciência, Inovação e Tecnologia, Marco Antonio Raupp. “Acreditamos que a inovação engloba todos os elementos do negócio da Natura. Desde a inovação tecnológica, desenvolvimento de produtos e conceitos, passando pelo modelo comercial e a busca por novas oportunidades. Somente 2012, a Natura destinou R$158,9 milhões de sua receita líquida para inovação e apostou no lançamento de 104 itens”, afirmou Luciana.

Em agosto deste ano, a edição norte-americana da Revista Forbes classificou a Natura como uma das companhias mais inovadoras do mundo. A Natura foi a empresa brasileira melhor colocada no ranking, ocupando a 10ª posição.
}

Comentários ()

Blogs

Tags