Os resultados da perfumaria de luxo nos Estados Unidos, no primeiro trimestre de 2013

Perfumes acima de US$ 100, colônias, aumento de preços e clássicos puxam as vendas da categoria


A empresa de pesquisa e consultoria NPD Group, Inc., apontou que as vendas de fragrâncias femininas de luxo cresceram 8% em valor e 3% em unidades no primeiro trimestre deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o preço médio dos produtos avançou 5%. “As mulheres estão gastando mais em suas fragrâncias, tratando elas como algo mais especial”, disse Karen Grant, vice-presidente e analista sênior da empresa, complementando que os preços mais altos estão puxando o crescimento.

Os perfumes femininos com preços acima de US$100 tiveram um ganho de quase 40% nas vendas. De acordo com a NPD, as fragrâncias nessa faixa de preço já respondem por 22% das vendas em valor. As vendas desses itens ultrapassam as dos tradicionais kits promocionais compreços abaixo de US$ 100, que contabilizam 20% de participação. Karen Grant explica que isso tem a ver com o foco maior que as consumidoras estão dando para o produto principal, em detrimento do valor percebido dos gift sets. Mesmo assim, as vendas desses kits tiveram um incremento de 9% no primeiro trimestre deste ano, sempre na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre os 10 kits mais vendidos no período, três deles foram criados para o dia das mães:

Posição     Nome do Kit                                                        Preço sugerido
4                Juicy Couture Viva La Juicy Mother’s Day Set 13     $95
5                Calvin Klein Euphoria Mother’s Day Set 13              $87
9                Ralph Lauren Romance Mother’s Day Set 13           $85


Preferência entre as consumidoras

A opção preferida das consumidoras norte-americanas, os Eau de Parfum representam 62% do mercado, e apresentou ganhos. As Colônicas, que somam 4% de market share, quase que totalmente concentradas em marcas de nicho, apresentaram um grande crescimento de dois dígitos.

Em termos de famílias olfativas, os florais representam mais de um terço das vendas no trimestre. A NPD aponta que aliado aos florais, outras famílias também ganharam espaço, como os amadeirados orientais e os florais orientais, respectivamente a segunda e a terceira família olfativa de maior sucesso. Ja as fragrâncias que mais cresceram no período foram a aquática, oriental e cítrica.

Os clássicos puxam
Outras constatação da pesquisa é que as vendas dos perfumes lançados nos três primeiros meses de 2013 somaram US$ 7.9 milhões, 27% ,menos do que no ano passado e o nível mais baixo desde 2009. Entre as 10 fragrâncias mais vendidas do mercado local, não existe nenhum lançamemento realizado em 2012 ou nos primeiro trimestre de 2013.

As três fragrâncias femininas mais vendidas no primeiro trimenstre de 2013 nos Estados Unidos:


Posição     Perfume                                                     
1                Chanel Coco Mademoiselle
2                Dolce & Gabbana Light Blue
3                Viktor&Rolf Flowerbomb

Fonte: The NPD Group, Inc. / BeautyTrends

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