`quem disse, berenice?´ inspira a liberdade feminina em campanha da marca

"A liberdade não existe sem coragem" é a essência da campanha da marca

quem disse, berenice?, nova unidade de negócios especializada em maquiagem do Grupo Boticário, tem inspirado as mulheres a serem mais livres e a seguirem suas próprias vontades, sem se preocuparem com regras pré-estabelecidas. Com um ano de vida e já presente nas principais cidades do Brasil com cerca de 70 lojas inauguradas e e-commerce, a marca apresenta sua primeira campanha institucional após o lançamento para encorajar e estimular as mulheres na busca pela liberdade.

Alexandre Bouza, diretor de quem disse, berenice? esclarece que nesta fase de expressão da marca, a proposta é de inspirar a brasileira a se libertar das normas sociais de beleza por meio da coragem. "As mulheres ainda seguem o que é ditado como certo e errado em diversos momentos de suas vidas, mesmo que não estejam de acordo. Nesta campanha, vamos encorajá-las a agir da forma que acreditam ser o melhor, libertando-as para que busquem a própria maneira de se sentirem mais bonitas".

A campanha, criação integrada das agências Santa Clara, Wieden+Kennedy, Super e Nova Comunicação, acontecerá em duas fases: ativação de consumidores e campanha publicitária em diversos meios. O lançamento oficial acontece hoje e contará com amplo plano de mídia.

Estimulando a coragem

Para preparar o terreno, a marca desenvolveu ações prévias de engajamento. O objetivo foi gerar questionamentos nas consumidoras por meio das redes sociais e em locais de grande circulação em São Paulo e no Rio de Janeiro, iniciando de fato a campanha antes do lançamento do filme publicitário.

Personagem principal da campanha, bonecas reais sem expressão ou brilho reproduziram as atitudes comportamentais das mulheres que ainda seguem as regras sociais, ao mesmo tempo em que instigaram as pessoas a acessarem o perfil da boneca no instagram (www.instagram.com/marianice0509) e no twitter (www.twitter.com/marianice0509).

Os perfis trouxeram as mensagens da campanha, além de ampliar a discussão para encorajar a personagem a se libertar. O "0509" incluído no nome fez alusão ao dia do lançamento na televisão e meios digitais.

As bonecas, desenvolvidas exclusivamente por quem disse, berenice?, traduziram a personalidade introvertida e tímida, mas com uma visão otimista e olhar dinâmico e contemporâneo da mulher atual. "O objetivo foi gerar questionamento em torno desses hábitos e da personalidade da boneca, para que nossas consumidoras sejam diretamente atingidas pela transformação dessa personagem no lançamento da campanha. No dia 5 de setembro, quem disse, berenice? vai revelar às brasileiras que ter coragem é recompensador", explica o diretor da marca.

No filme a protagonista se depara com seu conflito interno dividida entre o risco de experimentar mais cores e texturas ou seguir regras impostas pela sociedade. Ela enfim toma coragem e se liberta das regras para encontrar a própria maneira de ser mais bonita. O roteiro fará uma metáfora entre a boneca e a mulher real, que depois de tomar coragem vai experimentar a sensação de se libertar das regras e se revelar uma linda mulher, mais bonita e confiante.

A campanha será veiculada na Globo e nos canais a cabo GNT, Fox, Viva, Telecine, Sony, E! e Universal Channel. Além disso, portais e blogs também estão contemplados no planos de mídia da marca.

Engajamento

Além do investimento em mídia da campanha, quem disse, berenice? criará conteúdos em sua fanpage no facebook (www.facebook.com/quemdisseberenice) e canal da marca no youtube (www.youtube.com/quemdisseberenice) para suportar o conceito da campanha. O canal do youtube contará com um aplicativo onde as consumidoras poderão customizar suas próprias bonecas escolhendo entre diversas maquiagens e criar avatares personalizados.

Além disso, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Recife serão contempladas com ações de ativação entre os dias 11 e 28 de setembro. Nestes locais, a marca montará estações de experimentação de batons. As consumidoras poderão, ainda, escolher as regras das quais querem se libertar.

Cada desejo de liberdade será amarrado em um balão, que no final da ação será liberado como referência a todas as regras que as mulheres não querem mais em suas vidas. As participantes ganharão um voucher para trocar por um batom distribuído no sábado seguinte a data da ação em uma das lojas da marca nas cidades participantes.

"quem disse, berenice? ganhou estatura nacional e não poderíamos desenvolver uma campanha simples. Optamos por sensibilizar as mulheres para que acreditem que a coragem é libertadora", finaliza Bouza.
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