Seda lança linha sob medida para avançar no cuidado capilar etíope

Seda lança linha sob medida para avançar no cuidado capilar etíope

Cabelos únicos merecem cuidados únicos. E o cabelo etíope é diferente do resto do mundo. É encaracolado, mas facilmente emaranhado, delicado, mas propenso a ressecamento. Então, a Sunsilk criou uma linha sob medida e até construiu uma fábrica para produzi-la.

Quando você encontra uma rotina de cuidados com os cabelos que mantém seus cabelos do jeito que você gosta, é provável que você dê adeus ao mau humor.

Encontrar produtos que atinjam a marca pode ser uma missão na melhor das hipóteses, mas pode ser ainda mais desafiador se o seu cabelo for único – e na Etiópia, é.

 “O cabelo etíope é diferente do resto do mundo”, explica Barbara Ryl, líder de marketing da divisçao de beleza e bem-estar da Unilever na Etiópia. “É lindo e encaracolado, mas também é delicado. Seca facilmente e embaraça bastante. Isso significa que ele precisa de um tipo diferente de cuidado. Os xampus precisam ser suaves e não retirar a oleosidade natural do couro cabeludo. Os condicionadores também precisam ajudar a desembaraçar, especialmente quando o cabelo está molhado”.

Cabelos únicos merecem cuidados únicos

“Em toda a África há um ditado que diz que seu cabelo é sua coroa”, diz Barbara. “Para os etíopes, um bom cabelo é sinônimo de beleza. Eles colocam muita importância em cuidar disso. Há salões de beleza em quase todas as esquinas. E ir a um salão não é apenas um prazer ocasional. Sábado é dia de lavar e as mulheres fazem fila e esperam todas as semanas para lavar e cuidar de seus cabelos.

Mas no mercado atual, a escolha do produto é limitada. “Sistemas complexos de importação significam que marcas internacionais são difíceis de encontrar. E quando são, são muito caros”, diz Barbara. “Queríamos mudar isso lançando uma linha de shampoos e condicionadores acessíveis para cuidados com os cabelos, adequados às necessidades dos cabelos etíopes.”

A Sunsilk (nome global da marca Seda) começou sua busca por essas formulações perfeitas recorrendo à experiência da equipe global de P&D da Unilever. O primeiro da lista foi encontrar uma maneira de aproveitar ao máximo os cachos. “Trabalhamos as formulações com base no entendimento deles sobre as necessidades dos cabelos cacheados do mercado brasileiro, depois aprimoramos o produto selecionando as melhores fragrâncias e óleos para atender às nossas necessidades locais”, diz Barbara.

Usando a natureza como uma sugestão

Como a natureza é uma parte tão importante da vida na Etiópia, a equipe sabia que os ingredientes naturais e as fragrâncias dos produtos também deveriam ser escolhidos com cuidado.

Duas variantes foram desenvolvidas. O primeiro foi Strong & Shiny com óleo de abacate. “Este é o favorito de muitos etíopes que usam abacate fresco em máscaras capilares caseiras”, explica Barbara.

O segundo foi Soft & Silky com óleo de coco. “Cocos não são cultivados aqui, então suas propriedades e cheiro são bastante novos para os consumidores. Como uma fragrância, ela ultrapassa os limites do que eles experimentaram com um xampu e um condicionador. Chamamos de Pina Colada e tem o mesmo cheiro. As meninas aqui estão adorando ”, diz ela.

Uma formulação inédita para Sunsilk

O próximo item da lista de tarefas da equipe era garantir que seu novo xampu deixasse o couro cabeludo não apenas limpo e fresco, mas também nutrido. “Trabalhamos para criar uma mistura avançada de baixo teor de sulfato. A formulação resultante não é encontrada em nenhum outro xampu da Unilever. É suave para o couro cabeludo e limpa e nutre, deixando o cabelo fresco e macio. Também é livre de parabenos e corantes. Estou muito orgulhoso disso e de ter sido lançado primeiro na Etiópia”, diz Barbara.

“Para o condicionador, o verdadeiro momento de tortura é quando as meninas escovam o cabelo molhado, não quando o cabelo está seco. Por isso, trabalhamos em formulações que davam uma sensação escorregadia quando o cabelo estava molhado”, acrescenta ela.

Em termos de desenvolvimento do produto, isso significou adicionar silicones para ajudar a selar as cutículas levantadas e reduzir a perda de umidade. E os resultados dos testes com consumidores foram impressionantes. “Os pentes ficaram presos no cabelo um total de 12 vezes usando nosso sistema concorrente, contra uma vez para o sistema Sunsilk com mais de 1.000 pentes”, diz ela.

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