Temporada de Balanços: Avon vai bem no Brasil, mas sofre nos Estados Unidos

A gigante da venda direta Avon, viu resultados diversos para suas duas maiores operações ao redor do mundo. No Brasil, maior mercado da companhia, a receita reportada para o terceiro trimestre de 2013 subiu 1%. Mas excluindo a variação cambial do período, o resultado foi 13% superior ao mesmo período do ano passado. O crescimento da receita foi puxado pelo aumento no valor dos pedidos, lançamentos de novos produtos de beleza e o avanço contínuo da área de Fashion & Home. O resultado também inclui um ganho estimado pela Avon de quatro pontos percentuais devido a recuperação de créditos de ICMS.

Já na América do Norte, que engloba Canadá e a matriz norte-americana, viu as vendas de beleza despencarem 20% no terceiro trimestre. As vendas de Fashion & Home também sofreram uma queda forte, de 16%. A queda na receita foi impactada pela diminuição no número de representantes ativas e pela dificuldade enfrentada pela Avon para recrutar novas representantes na região.

Globalmente, no terceiro trimestre de 2013, a receita total da Avon somou US$ 2.3 bilhões, uma queda de 7%, ou 1 % em moedas locais. O volume de unidades vendidas caiu 7% e o de representantes ativas 3 %. As vendas de produtos de beleza, reportaram redução de 9% (2% em moedas locais).

O lucro operacional ajustado, que não leva em conta receitas e despesas extraordinárias, foi de US$ 125 milhões, com margem operacional ajustada de 5,4%, uma queda de 80  pontos base (0,8%) em relação ao terceiro trimestre de 2012. A queda na margem operacional ajustada foi impulsionado pelo impacto da queda de receita em relação aos gastos fixos e pelos custos mais elevados de transporte, principalmente na América Latina.

O lucro líquido ajustado no período foi de US$ 60 milhões.
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